Turismo: Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

 

Header
Siga-nos ... Website ... Entre em contato ...

Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021

Turismo: Fraiburgo dará início a colheita da Maçã

Começa neste mês de dezembro uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo. Com duração de cinco meses, a colheita da maçã atraí 10 mil pessoas e aumenta em mais de 50% a movimentação da economia local

A colheita da maçã é uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo (.)

A colheita da maçã é uma das principais atrações turísticas de Fraiburgo
(.)

A cidade recebe aproximadamente 10 mil pessoas a cada temporada da colheita (Rafael Schweitzer)

A cidade recebe aproximadamente 10 mil pessoas a cada temporada da colheita
(Rafael Schweitzer)

Em estilo alpino germânica, o Renar foi idealizado pelo fundador de Fraiburgo (.)

Em estilo alpino germânica, o Renar foi idealizado pelo fundador de Fraiburgo
(.)

A cidade de Fraiburgo possui diversas atrações turísticas (.)

A cidade de Fraiburgo possui diversas atrações turísticas
(.)

Conhecida como a Terra da Maçã, a cidade de Fraiburgo (SC) – localizada no Vale dos Imigrantes – está pronta para receber os turistas que, anualmente, são atraídos para a região em busca de conhecer e presenciar a famosa colheita da maçã – responsável por 40% das atividades econômicas do município. 

A abertura será no dia 20 de dezembro e se estenderá até 10 de abril de 2022 (pode sofrer alterações de acordo com as condições da natureza). De acordo com a diretora de turismo de Fraiburgo, Natália Latrechia, aproximadamente 10 mil pessoas vão ao município para participar da colheita e ter a oportunidade de comer uma fruta diretamente do pé. “A maçã é um importante estímulo para o nosso turismo; atraímos pessoas do Nordeste, Sudeste e Sul do país. São cinco meses em que nossa economia é potencializada em mais de 50% por mês, com um consumo expressivo dos setores de hotelaria, restaurantes, postos de combustíveis, artesanato e lojas em geral”, destacou NatáliaEntre os gastos no setor de turismo, representam: alimentação (70,49%), hospedagem (18,40%) e transporte, agências de viagens e outros (11,11%). 

O proprietário do Hotel Renar, Edson Ziolkowski, confirma a importância da colheita da maçã para o setor de serviços de Fraiburgo. “Todos os anos, temos uma ocupação de 100% aos finais de semana, e na média do mês, em torno de 65%. Para atrair a atenção dos turistas, oferecemos pacotes promocionais para o período e um serviço diferenciado que envolve a gastronomia de nosso restaurante, bem como as atividades de lazer”, salientou Ziolkowski. 

O Renar é o hotel mais tradicional de Fraiburgo, tendo completado 40 anos em 2021. É bastante procurado pelos turistas por estar intimamente ligado à história da região, pois foi idealizado pelo fundador da cidade, René Frey. Daí então, com o empenho da filha Gerda Maria Ziolkowski, e do neto, Edson Ziolkowski, o Renar tornou-se realidade. “No início da década de 1980, meu avô enxergou a grande oportunidade da Terra da Maçã se tornar um polo de negócios, desenvolvimento e turismo. Ao lado do meu tio, Arnoldo Frey, eles foram os grandes responsáveis pelo crescimento de Fraiburgo”, contou Ziolkowski.

Da colheita da maçã para tantos outros passeios 

Visitar Fraiburgo é uma experiência peculiar e fascinante. Apesar da colheita da maçã ser a atração principal, existe um roteiro com tantas outras opções de entretenimento, que mesclam história, gastronomia e diversão. 

Além dos passeios pelos pomares de maçã, o turista pode visitar as cidades da Rota da Amizade (Fraiburgo, Videira, Treze Tílias, Arroio Trinta, Iomere e Joaçaba). Ainda tem a Floresta René Frey, Santuário Nossa Senhora de Fátima, Lago das Araucárias, Cervejaria Holzbier e diversos outros pontos turísticos. 

Dados 

De acordo com o diretor executivo da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã – Moises Lopes de Albuquerque, a safra 2020/21 colhida no estado de Santa Catarina foi de 620 mil toneladas de maçãs. Os pomares estão concentrados na Serra Catarinense e no Vale dos Imigrantes – este último beneficiará até o final deste ano, cerca de 240 mil toneladas de maçãs (gala e fuji), sendo metade deste volume oriundo de pomares da própria região.

Dentre os principais produtores e embaladores de maçãs de Santa Catarina estão São Joaquim, Fraiburgo, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema, Painel, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Videira, Lebon Régis, Monte Carlo e Santa Cecília. 

Entre 5% e 10% deste volume é exportado para diversos países, especialmente, Bangladesh, Índia, Rússia e países da União Europeia. O Brasil inteiro recebe as maçãs de Fraiburgo comercializadas in natura (entre 70% e 75% da produção). Os outros 20% vão para a indústria nacional, visando a fabricação de sucos, desidratados, geleias e outros.

Fonte:

Footer

Comentários

Postagens mais visitadas