Clássicos nacionais vencem em quatro das sete categorias da 1000 Milhas Históricas Brasileiras
Clássicos nacionais vencem em quatro das sete categorias da 1000 Milhas Históricas Brasileiras
O rally de regularidade foi disputado entre cidades do litoral norte paulista, do Vale do Paraíba e do sul de Minas Gerais, passando por estradas do estado do Rio de Janeiro
Automóveis produzidos no Brasil se destacaram na décima edição da 1000 Milhas Históricas Brasileiras, rally de regularidade de automóveis clássicos do MG Club do Brasil, válido como etapa do CBR, o Campeonato ‘KIA’ de Rally de Regularidade Histórica da FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos), e integrante do calendário oficial da FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos), realizado de 21 a 26 de maio.
Ao fim de quatro dias de prova com roteiros que levaram os competidores a Caraguatatuba, no litoral norte paulista, a Campos do Jordão e Bananal, no interior do estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, e a Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, as duplas que participaram com carros nacionais venceram em quatro das sete categorias do rally. Os resultados de cada dia de prova geraram pontos para cada competidor, como se fossem provas distintas de um campeonato, e os vencedores de cada categoria foram os que acumularam maior pontuação geral.
Na categoria Livre, que reúne para automóveis feitos até 1999 com instrumentação liberada, Augusto Leite e Anselmo Bettini venceram com um Volkswagen Santana 1995.
Na categoria APP, com veículos produzidos até 1999 e uso permitido de até dois celulares com aplicativos, a vitória ficou com Mario Lott Guimarães Filho e Daniel Curcio Lott Guimarães, que começaram o rally com um BMW 318i Compact 1995 e terminaram com um Volkswagen Voyage 1989.
Na categoria Contemporâneos II, em que podem ser utilizados cronômetro e calculadora, Alexandre de Araújo Penna e Thais de Salles Oliveira venceram com um Puma GTE 1977.
Na Contemporâneos III, também usando apenas cronômetro e calculadora, Luiz Evandro Águia Campos e Felipe Mendonça Scheeren faturaram a vitória com um Chevrolet Monza SLE 2.0 1989.
Estrangeiros - Na categoria Pré e Pós-Guerra, com um Chevrolet Carretera 1939, utilizando cronômetro, calculadora e aplicativo do tipo GPS para hodômetro e velocímetro, Rogerio Franz e Mônica Fleck foram os campeões.
Com um MG B Roadster 1969, Eduardo Castro de Azevedo e Cecilia Reis de Azevedo ficaram com o título de campeões na categoria Contemporâneos I, com uso de cronômetro e calculadora.
E na categoria Turismo, que a princípio não participaria da competição, mas foi homologada seguindo o regulamento da categoria APP, a vitória coube a José Carlos Gayotto Neto e Fernanda Campos Jacobs Gayotto com um Chrysler Stratus 1997.
Prêmios - Na cerimônia de premiação, além de troféus reproduzindo um capacete dos anos 1930 entregues aos pilotos e navegadores que terminaram nos três primeiros lugares de cada categoria, também foram entregues exemplares do Troféu Destaque.
Um para José Luiz Gandini, pelo apoio que a KIA Brasil tem dado ao CBR, e outro para Ricardo Prado Santos, diretor esportivo adjunto da FBVA, que, por sua vez, homenageou o casal Rogerio Franz e Mônica Fleck, que veio rodando do Rio Grande do Sul com seu Chevrolet Carretera 1939, o carro mais antigo do rally, com um troféu de madeira reproduzindo metades de um carro.
Novos - Esportivamente, a disputa pelos troféus foi intensa, com as vitórias definidas apenas ao fim da última prova em cinco das sete categorias do rally. E chamou a atenção a presença de duplas de Santa Catarina, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. “Tivemos participantes novos, principalmente na categoria Turismo, que criamos para quem quisesse apenas passear. Mas as duplas inscritas preferiram seguir as planilhas e acabamos instituindo a premiação também para esta categoria”, diz Américo Nesti, presidente do MG Club do Brasil.
Interestadual - Um dos pontos que agradaram os participantes foi o fato de o roteiro do rally abranger estradas paulistas, fluminenses e mineiras. “Conseguimos levar a 1000 Milhas Históricas Brasileiras a três estados. A localização da nossa base no Hotel & Golfe Club dos 500, em Guaratinguetá, de onde os participantes saíram em três dos quatro dias para as provas, foi decisiva para viabilizar isso”, conta Manoel Cintra, diretor esportivo do MG Club do Brasil.
Satisfação - No cômputo geral do evento, que teve pré-largada com vistoria técnica, adesivação dos carros no boulevard do shopping Iguatemi São Paulo, seguida de coquetel de boas vindas no Le Jazz (oferecido pelo Iguatemi e pelo restaurante), o saldo foi positivo. “Foram quatro dias percorrendo estradas, secundárias em maioria, boas e com pouco tráfego, entre lugares bonitos, enriquecendo a oportunidade de os participantes rodarem com seus carros antigos. A satisfação deles com a experiência nos deixou contentes”, conclui Fernando Pimentel, vice-presidente do MG Club do Brasil.
Patrocínio - O rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras teve patrocínio e apoio da KIA Brasil, Allog Brasil, Liqui Moly Brasil, Iguatemi São Paulo, Brunelli Veículos Antigos, Unif Uniformes e Bracerum.
Resultados do Rally 1000 Milhas Históricas Brasileiras
Posição, piloto/navegador, número do carro, carro, pontos marcados
Livre
1º Augusto Leite / Anselmo Bettini, 5, Volkswagen Santana 1995, 81 pontos
2º Fernando Leibel / Adriano Braz, 1, Ford Mustang Fastback 1969, 74
3º Christian Casal de Rey / Frederico Macedo, 2, Chevrolet Corvette ZR1 1991, 74
4º José Luiz Gandini / Luiz Durval Brenelli de Paiva, 3, Mercedes-Benz SL300 1991, 67
5º Adilson Baher / Rosane M F Z Baher, 6, BMW 318Ti 1995, 44
6º Paulo Cornadó Marte Filho / Valéria Theodoro, 4, BMW 325i 1993, 40
APP
1º Mario Lott Guimarães Filho / Daniel Curcio Lott Guimarães, 11, Volkswagen Voyage 1989, 95 pontos
2º Sydney Marcos Savi / Mariele Cristine Haas Savi, 9, Puma GTB 1982, 75
3º Leandro Mazzoccato / Lizandra Mazzoccato, 8, Mercedes-Benz 450 SL 1974, 60
4º Ricardo Prado Santos / Maria Teresa Prado Santos, 10, Porsche 911 SC 1981, 55
5º Wanderley Natali / Regina Natali, 7, Porsche Carrera 1996, 48
6º Adriano Fernandes / Alves Rosana Aparecida Spoto Alves, 12, Porsche Carrera 911 (996) 1998, 47
Clássica
Pré e Pós-Guerra
1º Rogerio Franz / Mônica Fleck, 13, Chevrolet Carretera 1939, 100 pontos
Contemporâneos I
1º Eduardo Castro de Azevedo / Cecilia Reis de Azevedo, 14, MG B Roadster 1969, 100 pontos
Contemporâneos II
1º Alexandre de Araújo Penna / Thais de Salles Oliveira, 17, Puma GTE 1977, 100 pontos
2º Ricardo Marujo / Felipe Marujo, 20, Porsche 911 Targa 1980, 80
3º Américo Nesti / Eduardo Florêncio Silva, 16, BMW 320 1976, 64
4º Auro Moura Andrade / Camila Moura Andrade, 19, Mercedes-Benz 450 SL 1979, 52
5º Gerolamo Ometto Nardin / Elizabeth Dedini Nardin, 18, Rolls-Royce Corniche,1978, 44
6º Fernando Vieira Pimentel / Maria Egydio Fontes Pimentel, 15, Mercedes-Benz 280 S 1971, 40
Contemporâneos III
1º Luiz Evandro “Águia” Campos / Felipe Mendonça Scheeren, 23, Chevrolet Monza SLE 2.0 1989, 100 pontos
2º Ilda Marini Menini / Eduardo Alves Menini, 22, Adamo CRX 1.8 1986, 80
3º Gilberto Finardi / Magali Aparecida Ferreira, 24, Mazda MX5 1992, 64
Turismo
1º José Carlos Gayotto Neto / Fernanda Campos Jacobs Gayotto, 25 Chrysler Stratus 1997, 100 pontos
2º Luiz Alberto Cesar Teixeira / Adriana da Camara Teixeira, 26, Jeep Wrangler 2011, 69
3º Renã Alcântara Lara / Ana Paula Lara, 28, Mercedes-Benza AMG SLC 43 2017, 65
4º Guilherme Pfisterer / Luisa de Lacerda Soares, 27, BMW Z4 2016, 62
Sobre o MG Club do Brasil
Fundado em 1983, o MG Club do Brasil é um dos mais atuantes clubes de carros clássicos do País. Foi criado para congregar proprietários de modelos da marca inglesa MG, mas logo tornou-se um clube multimarca, admitindo proprietários de carros clássicos de qualquer modelo.
O clube organiza raids e rallies de regularidade, como a 1000 Milhas Históricas Brasileiras, o Raid de Campos do Jordão e o Raid da Serra do Mar. Por serem concebidos para carros clássicos, esses passeios cronometrados percorrem boas estradas, entre paisagens agradáveis, e incluem visitas a pontos de interesse cultural, histórico e turístico.
Todos os sábados, o MG Club do Brasil promove encontros informais entre os associados, nos quais o antigomobilismo é o assunto predominante. Também acontecem na sede social (localizada na Vila Romana, zona oeste de São Paulo) eventos temáticos e homenagens a personalidades do automobilismo. O local possui um acervo de publicações automobilísticas disponível aos sócios para consulta. Para saber mais, visite o site do MG Club do Brasil: mgcbr.com.br.
Fonte:
LetraNova Comunicação
Contatos:
Luiz Alberto Pandini - (11) 99122-6260
Estela Craveiro - (13) 99644-0628
Volkswagen Santana 1995, categoria Livre
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Volkswagen Santana 1995, categoria Livre
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Volkswagen Voyage 1989, categoria APP
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Volkswagen Voyage 1989, categoria APP
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Puma GTE 1977, categoria Contemporâneos II
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Puma GTE 1977, categoria Contemporâneos II
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chevrolet Monza SLE 2.0 1989, categoria Contemporâneos III
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chevrolet Monza SLE 2.0 1989, Contemporâneos III
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chevrolet Carretera 1939, categoria Pré e Pós-Guerra
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chevrolet Carretera 1939, categoria Pré e Pós-Guerra
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chevrolet Carretera 1939, categoria Pré e Pós-Guerra
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
MG B Roadster 1969, categoria Contemporâneos I
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
MG B Roadster 1969, categoria Contemporâneos I
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chrysler Stratus 1997, categoria Turismo
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Chrysler Stratus 1997, categoria Turismo
(Guazzi Images/MG Club do Brasil)
Troféus da 1000 Milhas Históricas Brasileiras 2024
(Guazzi Images/MG Club do Brasi)
Comentários
Postar um comentário