Túnel do tempo em Curvelo: o que mudou na Stock Car de 2017 a 2025

 

Header

Quarta-feira, 13 de Agosto de 2025

Túnel do tempo em Curvelo: o que mudou na Stock Car de 2017 a 2025

Comparamos os dados do passado com os atuais: quem eram os principais nomes, os carros, o líder do campeonato, os talentos internacionais e muito mais

Em oito anos, muita coisa pode mudar em um campeonato de alto nível. Desde o nome, os maiores vencedores, as idades... No caso da BRB Stock Car Pro Series, até mesmo os carros! É isso o que o público que estiver no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), vai presenciar neste fim de semana (16 e 17/08), quando a principal categoria do automobilismo brasileiro realizará a quinta etapa da temporada 2025.
A segunda e última vez que a competição acelerou no traçado localizado na região central de Minas Gerais foi em julho de 2017. Naquela época, o dólar era cotado a R$ 3,12 (contra os atuais R$ 5,38), Nico Rosberg era o campeão mundial na Fórmula 1, o Palmeiras defendia o título do Brasileirão e, aos 12 anos, Gabriel Bortoleto ainda acelerava na categoria Júnior no kart.
Nesses oito anos, a BRB Stock Car passou por uma grande transformação. Os clássicos sedans deram lugar aos modernos SUVs, a Toyota e a Mitsubishi passaram a medir forças com a Chevrolet, a Hankook tornou-se a fornecedora oficial de pneus, estrelas construíram carreiras sólidas, repletas de vitórias e títulos. De 2017 para cá, a Stock Car viu a consagração de Daniel Serra, Ricardo Maurício e Gabriel Casagrande como tricampeões, enquanto Rubens Barrichello faturou seu segundo título. 
Outros astros chegaram ao grid, como Helio Castroneves, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e João Paulo de Oliveira. E a nova geração ascendeu de forma fulminante com talentos como Felipe Baptista, Gianluca Petecof, Enzo Elias, Arthur Leist, Zezinho Muggiati e Arthur Gama.
Sempre considerando os pilotos em atividade em cada temporada, comparamos os dados do passado com os atuais da nossa principal categoria: quem eram os principais nomes, os carros, o líder do campeonato, os talentos internacionais e muito mais. O mundo também mudou bastante. Confira nas tabelas abaixo.

STOCK CAR AO LONGO DE OITO ANOS

Como era e como é atualmente o nome oficial da categoria
2017: Stock Car Brasil
2025: BRB Stock Car Pro Series

Quem era e quem é o maior vencedor em atividade
2017: Cacá Bueno, 35
2025: Thiago Camilo, 41

Quem tinha e quem tem mais pódios em atividade
2017: Cacá Bueno, 77
2025: Ricardo Maurício, 92

Quem era e quem é o atual campeão
2017: Felipe Fraga (equipe Cimed)
2025: Gabriel Casagrande (equipe A.Mattheis Vogel)

Quem era e quem é a marca campeã
2017: Peugeot (título conquistado em 2016 com Felipe Fraga)
2025: Chevrolet (título conquistado em 2024 com Gabriel Casagrande)

Quantos eram e quantos são os carros no grid
2017: 30
2025: 31

Quantos eram e quantos são as marcas e modelos no grid
2017, um: Chevrolet Cruze
2025, três: Chevrolet Tracker, Mitsubishi Eclipse Cross, Toyota Corolla Cross

Quem era e quem é o mais jovem do grid
2017: Guga Lima, brasiliense de 21 anos
2025: Arthur Gama, gaúcho de 20 anos

Quantos eram e quantos são os ex-pilotos de F-1
2017, três: Antonio Pizzonia, Ricardo Zonta, Rubens Barrichello
2015, quatro: Felipe Massa, Ricardo Zonta, Nelson Piquet Jr., Rubens Barrichello

Quantos eram e quantos são os pilotos com carreira internacional
2017: 26
2025: 25

Qual era e qual é agora a pista com mais largadas da categoria
2017: Interlagos, 128 corridas
2025: Interlagos, 157 corridas

Quem chegou e quem chega agora na liderança do campeonato em Curvelo
2017: Daniel Serra (equipe Eurofarma RC)
2025: Gaetano Di Mauro (equipe Eurofarma RC)

Quem foram os campeões desde então
2017, 2018 e 2019: Daniel Serra
2020: Ricardo Maurício
2021: Gabriel Casagrande
2022: Rubens Barrichello
2023 e 2024: Gabriel Casagrande


O MUNDO TAMBÉM MUDOU

Cotação do dólar 
2017: R$ 3,10
2025: R$ 5,38 (cotação de 12 de agosto)

Quantos brasileiros na F-1
2017, um: Felipe Massa (Williams)
2025, um: Gabriel Bortoleto (Sauber)

Presidente do Brasil
2017: Michel Temer
2025: Luiz Inácio Lula da Silva

Habitantes no Brasil
2017: 207,7 milhões
2025: 212,6 milhões

População mundial
2017: 7,6 bilhões
2025: 8,2 bilhões

Brasil no ranking da FIFA de seleções masculinas
2017: primeiro
2025: quinto

Mais recente campeão mundial de F-1
2017: Nico Rosberg (título conquistado em 2016)
2025: Max Verstappen (título conquistado em 2024)

Mais recente seleção campeã mundial de futebol
2017: Alemanha (título conquistado em 2014)
2025: Argentina (título conquistado em 2022)

Fonte:
Contatos
Rodolpho Siqueira / Fernando Silva
(11) 9 5472 0163

A nova era SUV: BRB Stock Car em ação na etapa disputada em julho, no Velocitta
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

A nova era SUV: BRB Stock Car em ação na etapa disputada em julho, no Velocitta (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Alta | Web

Detalhe da última largada até então em Curvelo, em 23 de julho de 2017
(Fabio Davini/BRB Stock Car)

Detalhe da última largada até então em Curvelo, em 23 de julho de 2017 (Fabio Davini/BRB Stock Car)

Alta | Web

Enzo Elias é um dos expoentes desta nova geração de pilotos da BRB Stock Car
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Enzo Elias é um dos expoentes desta nova geração de pilotos da BRB Stock Car (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Alta | Web

"Rei de Curvelo", Felipe Fraga defendia título da Stock Car na temporada 2017
(Fernanda Freixosa/BRB Stock Car)

Alta | Web

Casagrande tinha 20 anos quando, em Curvelo, venceu pela primeira vez na Stock
(Fabio Davini/BRB Stock Car)

Casagrande tinha 20 anos quando, em Curvelo, venceu pela primeira vez na Stock (Fabio Davini/BRB Stock Car)

Alta | Web

Em 2017, Daniel Serra partia rumo ao seu primeiro título na Stock Car
(Fernanda Freixosa/BRB Stock Car)

Em 2017, Daniel Serra partia rumo ao seu primeiro título na Stock Car (Fernanda Freixosa/BRB Stock Car)

Alta | Web

Gaetano Di Mauro chega a Curvelo como líder da temporada 2025
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Gaetano Di Mauro chega a Curvelo como líder da temporada 2025 (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Alta | Web

Há sete anos, Felipe Massa era o único piloto brasileiro em ação na Fórmula 1
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)

Há sete anos, Felipe Massa era o único piloto brasileiro em ação na Fórmula 1 (Magnus Torquato/BRB Stock Car)

Alta | Web

Aos 20 anos, Arthur Gama é o piloto mais jovem do atual grid da Stock Car
(Magnus Torquato/BRB Stock Car)

Aos 20 anos, Arthur Gama é o piloto mais jovem do atual grid da Stock Car (Magnus Torquato/BRB Stock Car)

Alta | Web

A Stock Car e o mundo eram bem diferentes em 2017, na última ida a Curvelo (MG)
(Fabio Davini/BRB Stock Car)

A Stock Car e o mundo eram bem diferentes em 2017, na última ida a Curvelo (MG) (Fabio Davini/BRB Stock Car)

Alta | Web

Zezinho Muggiati é outra amostra da grande renovação do grid da categoria
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Zezinho Muggiati é outra amostra da grande renovação do grid da categoria (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Alta | Web

A BRB Stock Car vive um divisor de águas em 2025 com a nova geração de carros
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

A BRB Stock Car vive um divisor de águas em 2025 com a nova geração de carros (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Alta | Web

Footer

Comentários

Postagens mais visitadas