Velocidade e poeira: a combinação do primeiro dia Rally Barretos

 

Header
Siga-nos ... Website ... Entre em contato ...

Sábado, 08 de Julho de 2023

Velocidade e poeira: a combinação do primeiro dia Rally Barretos

Competidores deixaram longos rastros de poeira, em uma etapa técnica e rápida, que rendeu prazerosas manobras aos pilotos. Teve categoria com resultados apertados e briga entre família pelo pódio

O 13º Rally Barretos termina neste domingo (09) (Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

O 13º Rally Barretos termina neste domingo (09)
(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Francine Rossi é o piloto mais rápido entre as motos (Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Francine Rossi é o piloto mais rápido entre as motos
(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Com vitória na primeira etapa, o piloto Lucas Moraes abre vantagem no Brasileiro (Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Com vitória na primeira etapa, o piloto Lucas Moraes abre vantagem no Brasileiro
(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Do motocross para o rally Baja: o piloto Gustavo Schulte ficou em quinto lugar (Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Do motocross para o rally Baja: o piloto Gustavo Schulte ficou em quinto lugar
(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Depois da Mit Cup, agora, o piloto Rodrigo Battistel experimenta o Rally Baja (Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Depois da Mit Cup, agora, o piloto Rodrigo Battistel experimenta o Rally Baja
(Nelson Santos Júnior/PhotoAction)

Se é para acelerar, que assim seja! E os pilotos que estão no grid do 13º Rally Barretos assumiram suas funções e fizeram os motores de motos e UTVs trabalharem em alto giro. O evento – válido pelas 12ª e 13ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja – tem concentração no Recinto Paulo de Lima Correia, na cidade de Barretos (SP). A prova termina neste domingo (09). 

Essa edição do Rally Barretos chamou a atenção pelo número de competidores que participam do rally Baja pela primeira vez: oito novos pilotos (alguns inclusive, debutando no esporte). Entre eles, Gustavo Schulte, que já participou de provas de motocross. “Criei coragem e vim para o Baja acelerar. Tem que estar bem focado para não perder as placas que indicam o caminho. As vezes dá uma ‘embaralhada’ no raciocínio, porque no Baja tem que navegar e acelerar ao mesmo tempo, então, é melhor tirar a mão, pois o mais importante é chegar. Foi bem gostoso”, declarou Schulte. Ele conquistou o quinto lugar na geral.

Outro que foi picado pelo vírus do rally foi Rodrigo Battistel, que estreou no esporte no ano passado na Mit Cup e, agora, busca por novos desafios e faz a sua primeira participação no Baja. Ele acelera um UTV Can Maverick. “Achei o UTV bem mais fácil de pilotar do que os outros que já acelerei (Mitsubishi ASX e RS). É mais forte, porém, é mais na mão. Apanhei na questão da navegação, tanto que me perdi. Tem que prestar atenção em tudo, pois você não tem o navegador do seu lado, cantando todas as referências. Foi uma experiência incrível”, contou Battistel.

Hora de ligar os motores   

Às 8h foi dado o sinal verde para a disputa, que começou com o prólogo – tomada de tempo que definiu a ordem de largada para a primeira etapa do Rally Barretos. O percurso teve 20 quilômetros e valeu pelo tempo acumulado da competição. 

O piloto mineiro Francine Rossi foi o mais rápido (12min32seg53) e abriu caminho na categoria motos. E nos UTVs, o primeiro a largar foi o piloto paulista Lucas Moraes, o mais rápido na marca 11min06seg44. 

Saí da frente... 

Definidas as posições de largada de cada competidor, a partir  das 10h estavam todos prontos para acelerar pelo roteiro de 130 quilômetros de trecho cronometrado. E, como adiantado pelo diretor geral da Rallymakers, Fernando Bentivoglio, foi uma prova extremamente rápida e, devido ao tempo seco, levantou muita poeira. Para completar os obstáculos, bastante lombas, que renderam belos saltos e curvas que fizeram a alegria dos pilotos que executaram manobras mais técnicas. 

No resultado da etapa, Francine Rossi foi novamente o mais rápido, agora, em 1h41min30seg, e com uma vantagem significativa para Alexandre Najar, de 05min05s. Em terceiro, veio Cesar Bogo, com 01h48min07seg. “Foi uma etapa ótima, digna da Rallymakers. Foi bom para exercitar as pernas, pois tinha vários saltos e curvas de alta performance”, falou o piloto. 

Lucas Moraes manteve o ritmo do prólogo e, com 01h31min53seg fez o primeiro lugar. Mas a diferença para Gabriel Varela foi pequena, de 37seg84; que também foi perseguido de perto pelo pai, Reinaldo Varela, que chegou apenas 8seg94 atrás. Aliás, a briga entre a família Varela deu gosto, uma vez que o caçula, Bruno, veio na quarta posição, colado no pai, com apenas 01seg02. 

“Foi uma especial bem diferente ao que estamos acostumados no Baja. Bem rápida e com trechos estreitos. Teve cana-de-açúcar, eucaliptos, lombadas... Foi bem divertida, e fizemos o dever de casa com 100% de aproveitamento do dia”, comemorou Moraes. 

Logo, as disputas na categoria dos UTVs vão pegar fogo na etapa de domingo (09), que definirá os campeões do 13º Rally Barretos. A partir das 8h, tem mais rally. 

 

13º Rally Barretos

Classificação – 1ª etapa

 

Motos

1º Francine Rossi, 01h41min30seg

2º Alexandre Najar, 01h46min36seg

3º Cesar Bogo, 01h48min07seg

4º Rodrigo Ranieri, 01h48min54seg

5º Gustavo Schulte, 01h50min46seg

 

UTV

 

1º Lucas Moraes, 01h31min53seg

2º Gabriel Varela, 01h32min31seg

3º Reinaldo Varela, 01h32min40seg

4º Bruno Varela, 01h32min41seg

5º Guilherme Cysne, 01h33min53seg

 

* Resultado completo em Chronosat.com.br – Rally Barretos

 

O 13º Rally Barretos tem apoio da Prefeitura Municipal de Barretos e da Secretaria Municipal da Cultura. Supervisão: CBM e FPM

Organização: Rallymakers

Fonte:Liberdade de Ideias

Comentários

Postagens mais visitadas