PIOCERÁ 2015

PIOCERÁ 2015
























FOTO: ANGELO SAVASTANO

ARTIGO
Ehrlich Cordão

Olá amigos! Vou resumir a edição 2015 em uma frase: “Será o Piocerá mais lindo dos 28 anos de história, com paisagens de tirar o fôlego! E será uma prova bem completa”. 

Entre os dias 8 e 15 de setembro, eu e o Maurício Chaves fizemos o levantamento para o roteiro dos carros 4x4, Motos Rally, Quadriciclos e UTVS. A 28a edição terá durante todos os dias roteiros diferenciados para essas categorias e das motos, que terá um roteiro mais travado, com trilhas, veredas e serras.

O Rally Piocerá abrirá oficialmente os campeonatos brasileiros de Enduro e Rally Cross Country de Regularidade das confederações brasileiras de Motociclismo (CBM) e Automobilismo (CBA) e terá as supervisões das federações estaduais do Piauí e Ceará.

A prova terá nos quatro dias 1.069 quilômetros de muita adrenalina, atravessando o sertão entre os estados do Piauí e Ceará nos mais variados tipos de terreno. Será dividida em duas etapas por dia, ou seja, o Rally Piocerá será um campeonato com oito etapas, sendo que para as motos, os dois primeiros dias valerão para o brasileiro e para os carros todos os quatro dias.

Em Teresina estão programados para os dias 25 e 26 de janeiro de 2015 as vistorias, briefings, apresentações de manobras radicais, Festa da Garota Piocerá, palestras e worshops e exposições dos patrocinadores. Enfim, muitas atrações para quem chega mais cedo em Teresina, única capital do nordeste localizada no sertão do Brasil. Tudo isso deverá acontecer no Teresina Shopping, maior centro comercial da região do meio norte brasileiro.

A largada promocional, propriamente dita, acontecerá dia 26, a partir das 18h, e espera-se a participação de um grande público, como é de praxe acontecer na capital piauiense.

1º Dia - 27/01/2015
Teresina-Pedro II (PI)
276 Km

A largada será às 7h da manhã na Ponte Estaiada para todas as modalidades, sendo que a prova segue em deslocamento até o Parque de Exposições. No primeiro trecho, até a cidade de Altos, muitas estradinhas de cascalho e pedras soltas, alguns laços e médias horárias justas.

No trecho de Altos a Campo Maior, o terreno já muda e começa com muita areia, piso natural, muitos balaios atravessando os campos de carnaúbas, uma dádiva da natureza. Nesse trecho, os navegadores serão exigidos ao máximo e qualquer vacilo poderá colocar a prova por água abaixo.

Na cidade de Campo Maior, as atrações turísticas são o Museu do Zé Didor e o Monumento do Jenipapo, erguido na década de 70 para homenagear a luta armada, única no Brasil que se tem notícia pela independência do Brasil. Depois de Campo Maior, a prova segue por estradinhas naturais e partir daí começam a surgir trechos de areia e mais navegação. O ritmo continuará igual até chegar na cidade de Pedro II, localizada a 620 metros de altitude e repleta de casarões antigos, e da terra da Opala, pedra preciosa de rara beleza encontrada apenas em dois lugares em todo o mundo: nas minas nos arredores da cidade e na Austrália.

2º Dia - 28/01/2015
Pedro II – Crateús (CE)
233 Km

A largada acontecerá também às 7h da matina, na praça Domingos Mourão Filho, centro histórico da cidade, e será um dos dias mais difícieis de todo o rali. Muita areia, pedras, lajedos, em uma região muito seca, quase sem água, e serras. Atravessaremos parte da área de litígio existente entre os dois Estados, "terra de ninguém" que deu nome ao evento: Piocerá/Cerapió. Em seguida, os competidores chegarão à caatinga, e o que nos chamou mais a atenção foi a quantidade enorme de casas e fazendas abandonadas ao longo do roteiro.

Antes de chegarmos ao final da primeira etapa na cidade de Poranga (CE), será preciso que as equipes de apoio façam um abastecimento para as motos e quadriciclos em Juazeiro (CE), que fica localizado a 12 km depois da cidade de Milton Brandão, distante 30 km de Pedro II.

Depois de Juazeiro, muita areia. Parece até o Dakar. Tem também muitas pedras, e uma seca de da matar! Depois de Poranga, percorreremos um bom pedaço no espinhaço da Serra da Ibiapaba até chegarmos no ponto alto do dia. Será a descida da serra que divide os dois Estados na localidade de Alto Bonito, onde poderemos enxergar um bom trecho do Rio Poty, que nasce no Ceará e desemboca em Teresina, no Rio Parnaíba, um visual pra ficar gravado na memória.

Depois, muitas estradinhas e um grande laço ou balaio já chegando na cidade de Crateús, que vai fazer os navegadores ficarem de orelha em pé! Nossa chegada será na praça da Igreja Matriz, na bela cidade de Crateús, local que já pertenceu ao Estado do Piauí e foi permutada pelo município de Luis Correia, que fica no litoral.

3º Dia - 29/01/2015
Crateús - Quixadá (CE)
330Km

Será o dia mais longo de todo o Rally, porém um dos mais técnicos. O dia será repleto de muitas estradinhas rápidas em piso natural e com muito cascalho solto,trecho bom pra acelerar e com vários trechos de deslocamentos. Estaremos ao longo da primeira etapa cruzando sempre de um lado para o outro o rio Poty até a cidade de Independência (CE), onde faremos nosso primeiro neutral para abastecimento.

Depois, mais estradinhas de cascalho, alguns balaios e muitas fazendas de gado para atravessar. A primeira etapa deverá acabar na cidade de Boa Viagem, localizada na BR-020. Depois, mais cascalho e longos trechos subindo e descendo morros, além de uma vegetação seca de caatinga com muitos mandacarus e cactos. O que mais nos chamou a atenção neste ponto foi que todos os açudes por onde passamos estavam completamente secos, isso sem contar as muitas casas abandonadas ao tempo. Só fomos encontrar água no açude do Fogareiro já chegando a Quixeramobim. Esse dia será marcado também pelos trechos de muita navegação.

Após Quixeramobim, onde teremos nosso terceiro ponto de neutralizado para abastecimento, seguiremos em estradinhas velhas, atravessando fazendas. Aí começam a aparecer os monólitos da região, um lugar de beleza ímpar, magnífico!

Nossa chegada será no Pólo de Lazer de Quixadá, que é considerada a cidade dos esportes radicais e um dos melhores lugares no Brasil para a prática do vôo livre.

4º dia - 30/01/2015
Quixadá-Beberibe (CE)
229 km

A largada do último dia será também no Pólo de Lazer da cidade, em direção ao litoral sul do Estado do Ceará. Nesse dia, as equipes de apoio precisarão levar novamente combustível para os pilotos na cidade de Pirangi, pois por lá não haverá posto de abastecimento.

O dia ira até o povoado Cristais, localizado na BR-316, e será marcado por muitas estradinhas de terra e cascalho solto, porem será um dos trajetos com o maior número de balaios e laços já visto na história do Piocerá. Tanto os pilotos como os navegadores serão exigidos ao máximo. O critério atenção será fator decisivo para vencer a prova. Após Cristais, o piso do terreno muda completamente e aí começaremos a encontrar muitas estradinhas de areia que lembram os lençóis maranhenses, trilhas boas pra acelerar.

Nossa chegada em Beberibe será pela Praia das Fontes, onde faremos uma travessia de dunas exuberantes e que vai ficar na mente de todos pela beleza bucólica do lugar. E pra encerrar, mais um balaio, dentro de um loteamento, ruas de areia, médias altas e quem não acelerar e navegar, está frito!

Nossa chegada e entrega de medalhas será na praça da igreja matriz em Beberibe, lugar muito bonito.

A partir das 22 horas, no Hotel Praia das Fontes, será realizada a festa de premiação da 28ª edição do Piocerá.

Conclusão: a 28º edição, na minha opinião, será a mais técnica de todas! Sem contar a beleza e a curiosidade de todo o percurso.


FONTE: PIACERA.COM.BR


Comentários

Postagens mais visitadas