STOCK CAR

UM POUCO DA HISTÓRIA DO STOCK CAR









































PILOTO: INGO HOFFMANN - 12 TITULOS DA STOCK CAR


Stock Car Brasil (também chamado de Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasilcriada em 1979. Iniciou como monomarca, tendo o apoio da Chevrolet. Com o passar dos anos, outras marcas entraram e saíram da categoria. Em 2013, Chevrolet e Peugeot continuam como patrocinadores. Com 34 carros no grid, o campeonato é disputado em 12 etapas, percorrendo cinco estados brasileiros (mais o Distrito Federal). Atualmente conta com o Campeonato Brasileiro de Turismo como categoria de base, em substituição a Copa Montana.



Década de 1970

Foi criada em 1977 para ser uma alternativa à extinta Divisão 1 (D1), que corria com as marcas Chevrolet (Opala) e Ford (Maverick). Isso ocorreu pelo desinteresse do público e dos patrocinadores por se tornar uma categoria monomarca, dada a superioridade dos modelos Chevrolet. Para que isso não ocorresse, a General Motors criou uma nova categoria, que unia desempenho e sofisticação. O nome foi um golpe de mestre, pois além de emular o nome da famosa categoria americana, a NASCAR, desviava a atenção da marca única.
A primeira prova ocorreu em 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A criação da categoria foi a melhor resposta a um antigo anseio de uma comunidade apaixonada por carros de corrida, ou seja, uma categoria de Turismo que unisse desempenho e sofisticação.
O regulamento foi criado para limitar os custos, procurando equilíbrio, sem comprometer as performances dignas das competições internacionais. A primeira edição contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com motores de seis cilindros de 4 100cm3. A pole position da estreia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta. com o tempo de 1min 23s 00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone.














Morio - photo taken by Morio





Década de 1980

Nestas temporadas aconteceu um grande número de ultrapassagens, grandes duelos e festas repletas de emoção. Nesses anos todos foram centenas de corridas pelos autódromos do Brasil. Em 1982 duas provas foram realizadas no Autódromo do Estoril, em Portugal.Na época, o piloto retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula 1, onde defendeu a equipe Copersucar-FittipaldiIngo Hoffmann, doze vezes campeão Localda Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995.
Em 1987 ocorreu a primeira grande mudança da Stock Car. Com a mudança de apoio da GM na organização, foi adotado uma carenagem, criada e montada pela fabricante de carrocerias de ônibus Caio, que era inserida em cima do chassi do Opala. O carro ganhava na aerodinâmica e no desempenho, ficando muito parecido com um protótipo, mas sem a marca da GM. Os equipamentos de segurança ficam mais sofisticados.


























Stock Car Brasil 1988 Chevrolet Opala Ingo Hoffman

DÉCADA DE 1980


A GM volta a investir pesado na categoria em 1990, passando a organizar e construir em sua fábrica um protótipo monobloco.
Sem grande apelo do público e perdendo espaço para categorias mais baratas bancadas por outras montadoras, a categoria passa por nova transformação em 1994, quando é adotado como veículo o Omega de rua, adaptado para competição. Numa estratégia de marketing e para diminuição de custos, as corridas passam a ser realizadas em rodadas duplas com a Fórmula Chevrolet, num evento chamado Chevrolet Challenger, cujos ingressos eram gratuitos e distribuídos nas concessionárias de veículos da marca.



























Stock Car Brasil 1994 Chevrole
Morio - photo taken by Morio
A partir de 2000 estreia a nova carroceria do Vectra produzida em plastico reforçado com fibra de vidro montado com o novo chassi tubular mas ainda mantinha o motor 4.1, a partir de 2001 entra o motor v8,a General Motors deixa de organizar a competição em definitivo, que passa a ser realizada pela empresa Vicar, de propriedade do ex-piloto Carlos Col, que também gerencia a Fórmula 3. Para modernizar a competição e melhorar a segurança dos pilotos, a Stock Car passa a utilizar um chassi tubular. O projeto é do engenheiro argentino Edgardo Fernandez, que faz algo parecido para a categoria argentina Top Race V6, inspirado tanto na norte americanaNascar, quanto no DTM alemão. O chassi, fabricado na JL, empresa do ex-piloto Zeca Giaffone, pode receber a carenagem de qualquer carro sedan.
Desde 2003 deixou de ser usado na categoria o motor de 6 cilindros Chevrolet, usado com modificações desde o inicio da Stock Car em 1979, sendo trocado pelo motor V8 Chevrolet 350 importado dos Estados Unidos pela JL, similar ao utilizado na Busch Series, segunda categoria da Nascar, iguais e limitados a 450 HP. Assim, a montadora GM passa a ser patrocinadora da categoria, fornecendo a carenagem do sedan, abrindo espaço para que outras montadoras pudessem ingressar na categoria com investimentos baixos. Em 2004 a competição passa a utilizar a carroceria do Astra
A temporada de 2005 também entrou para a história da Stock Car. Além de a categoria ter se tornado multimarca - pela primeira vez osMitsubishi Lancer correram ao lado dos Chevrolet Astra, no dia 30 de outubro 40 carros da Stock Car V8 realizaram uma inédita corrida fora do Brasil, valendo pontos para o campeonato. Foi uma rodada ao lado da TC 2000, a principal categoria da Argentina e que no mês de julho tinha corrido em Curitiba (Autódromo Internacional de Curitiba). O Autódromo Oscar Gálvez recebeu um público de 70 mil pessoas. Giuliano Losacco foi o vencedor da prova com Mateus Greipel em segundo e Luciano Burti em terceiro lugar.
O ano de 2006 teve mais novidades. Além de a corrida da Argentina ter sido mantida no calendário, a Stock Car V8 recebeu a terceira marca. O Volkswagen Bora passou a ser a carenagem de dez carros da principal categoria do automobilismo da América Latina. As equipes foram liberadas para a utilização do uso da telemetria, que permite um maior controle das equipes sobre o comportamento do carrro Em 2008, a Volkswagen anunciou sua saída da categoria e o número de carros no grid de largada caiu de 38 para 34. Já em 2009, foi aMitsubishi quem deixou a categoria e os carros tiveram mudança a modo de ficarem semelhantes aos DTM alemães e o número de carros caiu outra vez: de 34 para 32. Assim, a categoria ficou com apenas duas montadoras: Chevrolet (Vectra) e Peugeot (307).Para 2007 a competição conta com a participação da quarta montadora, a Peugeot, que utiliza a carenagem do 307 Sedan inicialmente em oito carros e, posteriormente, em dez. O objetivo é que a categoria tenha 10 carros de cada uma das quatro marcas.

Década de 2010

A partir do ano de 2010 o combustível utilizado nos carros voltou a ser o etanol (em substituição à gasolina), os carros também passam a usar injeção eletrônica, a categoria ganha mais um circuito de rua e as corridas passaram a ser transmitidas para o exterior.1 A categoria voltou a contar com 34 carros.
Em 10 de março de 2010 foi anunciada a fusão das categorias Stock Car Light (Copa Vicar) e Pick-Up Racing, criando a Copa Chevrolet Montana, nova divisão de acesso à categoria principal.2 Também foi criada a categoria Mini Challenge, em substituição a Stock Jr.
Em 2010 a montadora Peugeot substituiu a carroceria do 307 sedan pelo novo modelo do 408. Para a Temporada 2012 a Chevrolet substitui o Vectra pelo Sonic. Em 2013serão 34 carros no grid, com 11 equipes correndo de Chevrolet e nove utilizando Peugeot. A temporada 2014 marcou o retorno do autódromo de Goiânia à competição, com duas provas, sendo uma delas a Corrida do Milhão3

Categorias

Stock Car V8

Principal categoria da Stock Car, presente desde a sua fundação em 1979. Os carros contam atualmente com motores de 480 HP.

Stock Car Light

A Stock Car Light foi criada em 1993, chamando-se Stock Car B, com o objetivo de facilitar o acesso aos estreantes na Stock Car. Teve 17 temporadas, até a última em 2009.

Copa Montana

Nova divisão de acesso da Stock Car com carros baseados em pickups. Teve três temporadas, de 2010 a 2012.

Mini Challenge

Categoria disputada em 8 etapas, no sistema "arrive and drive". Teve três temporadas, de 2010 a 2012.

Pontuação

Em 2006, a Stock Car Brasil adotou um sistema de competição baseado na NASCAR. Ao final das primeiras 8 corridas, os 10 primeiros pilotos classificavam-se para a Super Final, recebendo uma pontuação extra que era somada a pontuação do campeonato.
A partir da temporada de 2012, foi adotado um novo sistema de pontuação, premiando os 20 primeiros colocados, ao invés de 15 como era desde a temporada 2006. Em 2013, atendendo uma solicitação de pilotos e equipes, a organização passou a premiar o vencedor com 24 pontos, 20 para o segundo e 18 para o terceiro, decrescendo 1 ponto até o 20º, que receberá um ponto. E a última e decisiva etapa valerá o dobro da pontuação normal. O descarte de pontos também foi cancelado nesse novo formato de pontuação.4 5

Pontuação 1979 - 2012

Posição10º11º12º13º14º15º
Pontuação252016141210987654321

Pontuação 2012 - Atual

Posição10º11º12º13º14º15º16º17º18º19º20º
1ª a 11ª etapa2420181716151413121110987654321
Última etapa484036343230282624222018161412108642

Carro

Abaixo a ficha técnica do modelo JL G-09, modelo introduzido no campeonato 2009 da Stock Car V8, desenvolvido pelos engenheiros Nicola Scimeca e Gustavo Lehto.
ComponenteCaracterística
SuspensãoIndependente nas quatro rodas, triângulos superiores e inferiores construídos em tubo de aço. Barras estabilizadoras dianteiras e traseiras reguláveis de dentro do carro.
DireçãoDo tipo pinhão e cremalheira com acionamento hidráulico através de bomba elétrica.
RodasOZ Racing, italianas 10,5 x 18 polegadas.
PneusGoodyear. Dianteiros e traseiros 285/645 VR 18. Composto D-3.
FreiosDiscos ventilados Fremax, pinças inglesas da AP Racing, especiais de competição, com seis pistões na dianteira e quatro na traseira. Pastilhas de Freio ECOPADS - isentas de amianto e formulação em misturadores automáticos.
Motor8 cilindros em V com 480 HP de potência, 6.000 rpm e 5.700 cc (5,7 litros), cabeçote de alumínio, alimentação de combustível por uma injeção eletrônica Bosch, cárter seco.
CâmbioXTrac. Acionamento sequencial de 6 marchas para frente e uma à ré.
DiferencialXTrac.
CombustívelEsso Mobil 1
Tanque de combustívelEspecial para competição, americano, composto por container de borracha preenchido com espuma de baixa densidade, e container de alumínio provido de válvulas de segurança inclusive para o caso de capotagens. Capacidade: 85 litros
ChassisTubular, com tubos de molibdênio, chapas de alumínio e revestimento antichama.
CarroceriaConstruída em fibra de vidro reforçada, representa os modelos Chevrolet Sonic e Peugeot 408. Os faróis dianteiros são apenas pinturas na carroceria, mas as lanternas traseiras são plenamente funcionais.
Peso mínimo1.320 kg com o piloto a bordo vestindo macacão, luvas, sapatilhas, capacete e com fluidos (óleo, água, combustível, etc.) remanescentes. A pesagem é realizada no final das provas.

Recordes de velocidade

Abaixo os recordes de velocidade máxima obtidos com carros da Stock Car Brasil, fora dos circuitos de corrida.
AnoPilotoCarroLocalVelocidade
1991Fábio Sotto MayorChevrolet OpalaBrasil Rodovia Rio-Santos303 km/h
2010Cacá BuenoJL G-09 (Vectra)Estados Unidos Bonneville Salt Flats345 km/h
Fonte: Globoesporte.com.br6

Campeões

AnoCampeãoEquipeCarro
1979São Paulo Paulo GomesChevrolet Opala
1980São Paulo Ingo HoffmannChevrolet Opala
1981São Paulo Afonso Giaffone FilhoChevrolet Opala
1982Goiás Alencar Jr.Chevrolet Opala
1983São Paulo Paulo GomesChevrolet Opala
1984São Paulo Paulo GomesChevrolet Opala
1985São Paulo Ingo HoffmannChevrolet Opala
1986Goiás Marcos GarciaChevrolet Opala
1987São Paulo Zeca GiaffoneChevrolet Opala
1988São Paulo Fábio Sotto MayorChevrolet Opala
1989São Paulo Ingo HoffmannChevrolet Opala
1990São Paulo Ingo HoffmannChevrolet Opala
1991São Paulo Ingo Hoffmann / Ângelo GiombelliChevrolet Opala
1992São Paulo Ingo Hoffmann / Ângelo GiombelliChevrolet Opala
1993São Paulo Ingo Hoffmann / Ângelo GiombelliChevrolet Opala
1994São Paulo Ingo HoffmannChevrolet Omega
1995São Paulo Paulo GomesChevrolet Omega
1996São Paulo Ingo HoffmannAction PowerChevrolet Omega
1997São Paulo Ingo HoffmannAction PowerChevrolet Omega
1998São Paulo Ingo HoffmannAction PowerChevrolet Omega
1999São Paulo Chico SerraWB MotorsportsChevrolet Omega
2000São Paulo Chico SerraWB MotorsportsChevrolet Vectra
2001São Paulo Chico SerraWB MotorsportsChevrolet Vectra
2002São Paulo Ingo HoffmannJF RacingChevrolet Vectra
2003Paraná David MuffatoBoettgerChevrolet Vectra
2004São Paulo Giuliano LosaccoRC CompetiçõesChevrolet Astra
2005São Paulo Giuliano LosaccoAndreas MattheisChevrolet Astra
2006Rio de Janeiro Cacá BuenoRC CompetiçõesMitsubishi Lancer
2007Rio de Janeiro Cacá BuenoRC CompetiçõesMitsubishi Lancer
2008São Paulo Ricardo MaurícioWA MattheisPeugeot 307
2009Rio de Janeiro Cacá BuenoWA MattheisPeugeot 307
2010São Paulo Max WilsonRC CompetiçõesChevrolet Vectra
2011Rio de Janeiro Cacá BuenoRedBull/WA MattheisPeugeot 408
2012Rio de Janeiro Cacá BuenoRedBull/WA MattheisChevrolet Sonic
2013São Paulo Ricardo MaurícioEurofarma RCChevrolet Sonic

Por número de títulos

TítulosNome
12Ingo Hoffman
5Cacá Bueno
4Paulo Gomes
3Chico Serra
2Giuliano LosaccoRicardo Maurício
1Affonso GiaffoneAlencar Jr.David MuffatoFábio Sotto Mayor, Marcos Gracia, Zeca GiaffoneMax Wilson,

Vencedores de corridas

Atualizado em 18/11/2013
Pos.PilotoUFVitóriasPoles
1São Paulo Ingo HoffmannSP7661
2São Paulo Paulo GomesSP4023
3São Paulo Chico SerraSP3223
4Rio de Janeiro Cacá BuenoRJ3129
5São Paulo Thiago CamiloSP1412
6São Paulo Ricardo MauricioSP1010
7São Paulo Giuliano LosaccoSP89
8São Paulo Allam KhodairSP68
9São Paulo Marcos GomesSP66
10São Paulo Daniel SerraSP64
11São Paulo Átila AbreuSP57
12Paraíba Valdeno BritoPB54
13São Paulo Max WilsonSP51
14Paraná David MuffatoPR42
15São Paulo Nonô FigueiredoSP40
16São Paulo Antonio Jorge NetoSP40
17Mato Grosso do Sul Hoover OrsiMS40
18Paraná Raul BoeselPR30
19Paraná Beto GiorgiPR30
20São Paulo Luciano BurtiSP23
21São Paulo.Rubens BarrichelloSP21
22São Paulo Xandy NegrãoSP20
23São Paulo Guto NegrãoSP20
24Goiás Rubens FontesGO20
25Paraná Tarso MarquesPR20
26Rio de Janeiro Duda PamplonaRJ15
27Paraná Rodrigo SperaficoPR23
28São Paulo Felipe MaluhySP14
29São Paulo Augusto FallettiSP10
30São Paulo Pedro GomesSP10
31São Paulo Paulo SalustianoSP10
32São Paulo Diego NunesSP10
33Paraná Alceu FeldmannPR10
34Paraná Ricardo ZontaPR11
35Tocantins Felipe FragaTO10

Circuitos

Zirazeme - Obra do próprio
DOMINIO PUBLICO

Morio - photo taken by Morio



Corrida do milhão

Em 2008 a categoria passou a contar com uma prova especial, de duração maior que as demais, com a premiação de R$1 milhão, patrocinada pela Sky.

Pilotos

Thiago Camilo é o maior vencedor da prova, com 2 vitórias (2011 e 2012). Ricardo Maurício é o piloto que mais vezes esteve no pódio, em três oportunidades (20102012 e2013), assim como Thiago Camilo, que além das vitórias de 2011 e 2012 foi segundo solocado em 2014Cacá Bueno e Marcos Gomes são os maiores poles, com 2 cada um. Os pilotos com mais voltas mais rápidas são Allam Khodair (2012 e 2013) e Thiago Camilo (e 2011 e 2014).

Foto: Carsten Horst/Hyset)

FONTE:WIKIPEDIA.ORG


Confira o calendário provisório da temporada 2014 da Stock Car:

23/3São Paulo
13/4Santa Cruz do Sul
27/4Goiânia
1/6Ribeirão Preto
3/8Corrida do Milhão (a definir)
17/8Cascavel
31/8Curitiba
14/9Velopark
28/9Salvador
12/10Curitiba
2/11Tarumã
16/11Brasília


































































































































































































































































































































































































































































































































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