Helena Deyama celebra conquistas: "Agora é comemorar os títulos e planejar 2017!"

Helena Deyama celebra conquistas: "Agora é comemorar os títulos e planejar 2017!"


Piloto da Equipe Luart,/Brasil Off Road está entre os grandes pilotos de off-road, é uma das poucas mulheres que aceitam o desafio do rali e disputa em igualdade o título nas categorias que participa
São Paulo, SP - Primeira bicampeã na categoria UTV, nas categorias Marathon Master em 2016 e Marathon 850cc em 2014. Assim, acumula o sexto título nacional, somando o primeiro título em 2005 na categoria Carros, válido para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, dois campeonatos no Polaris Cup este ano, nas categorias RZR 900 e Feminina, além de ter vencido em 2015 também na categoria Feminina.

"Só a regularidade não bastaria para vencer", afirmou Helena Deyama. O título só foi possível graças à bela vitória da piloto da Equipe Luart/Brasil Off Road em 10 de dezembro, no Rally dos Amigos, em Botucatu, no interior paulista, etapa que encerrou a temporada 2016.

O triunfo, no entanto, foi depois de Helena ter conquistado pódio em todos os desafios do Brasileiro de Rally Baja de 2016, este nove vezes em primeiro lugar, três em segundo lugar e um na terceira posição, marcando 291 pontos na classificação final. Estou feliz por essa conquista e com a regularidade de pódios durante o ano", declarou. "Foi um ano desafiador e de muita superação", admitiu a nova bicampeã.

A experiente piloto Helena Deyama conta que foi preciso além de habilidade um bom equipamento para conseguir completar as disputas, ela comandou nesta temporada o veículo Polaris RZR S 900 EPS. "Todas as etapas desse ano tiveram suas particularidades, colocaram em prova a habilidade do piloto, um bom equipamento e o trabalho da equipe", contou a primeira mulher a estrear na categoria UTV no Brasil e que completa seu terceiro ano na modalidade.

Pioneira entre as mulheres no off-road

Quando começou no esporte há 21 anos, Deyama não imaginava que se tornaria um dos maiores nomes do rali nacional. Tudo começou com um Engesa, no ano de 1995. Naquela época, Helena Deyama buscava apenas um pouco de diversão e novos amigos. Porém, o jipinho adquirido do amigo Elcio da OGZ (na época era 4WD Truck) funcionou também como incentivo para Helena, e a levou para um mundo de desafios e competição. "Tive sorte ao comprar o jipe certo da pessoa certa, porque entrei para uma turma experiente que fazia trilhas na Serra da Cantareira, e aprendi tudo sobre o off-road", relembrou.

E foi naquele mesmo ano, há 20 anos que Helena incentivada pelos novos amigos teve seu primeiro contato com o mundo off-road, através de sua participação no Raid da Primavera, promovido pelo Jeep Clube do Brasil. "Fui para o Raid com o meu ‘Engesinha’, um Totem emprestado, e um navegador experiente, o Crush, e vencemos a prova. Isso causou muita surpresa no meio, pelo fato de eu ser mulher, e completamente desconhecida no meio", contou a piloto que mal sabia que aquele era o início de uma história vitoriosa, que inclui a vitória do Rally Terra Brasil em 2004, o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country em 2005, e o Vice do Paulista em 2007 entre outras conquistas.

Apesar de não ter sido influenciada por ninguém em especial, Helena acredita que sua trajetória no esporte seguiu um caminho natural. "Sempre gostei de andar de bicicleta, de moto, sempre na terra, em contato com a natureza, vencer desafios e conseguir chegar a lugares inexplorados. Até que surgiu o desejo de comprar um jipe, e realizei um sonho indo muito além do que imaginava!".

Mesmo tendo iniciado no esporte por diversão, o caminho até se tornar uma profissional foi natural. "Tenho uma visão muito progressista, no sentido que o caminho que percorri até hoje me parece natural, mas precisei passar por muitas dificuldades e provações para conseguir o que queria", comentou.

Nem títulos, nem troféus, para Helena a maior conquista nesses anos foi outra. "É o fato de representar com orgulho e dignidade a força das mulheres na história do rali", finalizou.

O Campeonato Brasileiro de Rally Baja passou por cidades de norte a sul do país e foram 13 etapas. O Rally de Barretos abre as competições 2017 e está previsto para os dias 10 a 12 de março.

Helena Deyama conta com patrocínio da Polaris e apoio da Academia Bio Ritmo, Motul, Luart Rally, Brasil Off Road e Fontoura Dias Stands.

Classificação do Campeonato Brasileiro de Rally Baja - Categoria UTV Marathon Master

1) Helena Deyama, 291 pontos
2) Roberlena Moraes, 180
3) Nicolai Uzzun, 92
4) Reginaldo Cardoso da Silva, 22
5) Rafael Martin Benavides, 20

Mais informações da equipe Luart Rally/Brasil Off Road:
Facebook: Helena Deyama | Piloto Helena Deyama
Fonte:
Consultoria e Assessoria de Comunicação:
SIG Comunicação |sig@sigcomunicacao.com.br
+ 55 (11) 999.726.966 | Silvana Grezzana Santos
www.sigcomunicacao.com.br
Deyama fechou 2016 com seis títulos na carreira (Doni Castilho/DFotos)
Deyama fechou 2016 com seis títulos na carreira (Doni Castilho/DFotos) 
Alta  | Web

Helena Deyama é bicampeã do Brasileiro Baja e do Polaris Cup em 2016 (Fabio Davini/DFotos)
Helena Deyama é bicampeã do Brasileiro Baja e do Polaris Cup em 2016  (Fabio Davini/DFotos) 
Alta  | Web

Helena Deyama a bordo do UTV Polaris XP 1000 em 2015 (Luciano Santos/DFotos)
Helena Deyama a bordo do UTV Polaris XP 1000 em 2015 (Luciano Santos/DFotos) 
Alta  | Web

A temporada 2017 será recheada de novidades (Nelson Santos Jr/Photo Action)
A temporada 2017 será recheada de novidades (Nelson Santos Jr/Photo Action) 
Alta  | Web

Piloto Helena Deyama (Nelson Santos Jr/Photo Action)
Piloto Helena Deyama  (Nelson Santos Jr/Photo Action) 
Alta  | Web

A próxima temporada terá início em março (Gustavo Epifanio/DFotos)
A próxima temporada terá início em março (Gustavo Epifanio/DFotos) 
Alta  | Web

A japonesa voadora como é carinhosamente chamada, em um salto espetacular (Sanderson Pereira/Photo Esporte)
A japonesa voadora como é carinhosamente chamada, em um salto espetacular (Sanderson Pereira/Photo Esporte) 
Alta  | Web

Muita disputa e adrenalina fizeram parte das etapas dos campeonatos em 2016 (Doni Castilho/DFotos)
Muita disputa e adrenalina fizeram parte das etapas dos campeonatos em 2016  (Doni Castilho/DFotos) 
Alta  | Web

Comentários

Postagens mais visitadas