XVI Edição dos 500 km de Basilicata

XVI  Edição dos  500 km de Basilicata




No último fim de semana de junho aconteceu a XVI edição dos "500 Km de Basilicata". Quarenta tripulações foram os protagonistas do grande evento clássico de regularidade, todos a bordo de carros históricos interessantes, muitas vezes preparado de acordo com os cânones do tempo, que, durante dois dias, lutou nos centésimos de segundo para vencer o cobiçado pódio.
Entre eles havia também Antonio Lucente,  membro honorário do clube Fusca Italia e vencedor geral do ranking "turístico" de 2011, que, com seu navegador brasileiro Luigi De Carlo, defendeu as cores da equipe 678 HMO. Os dois, com um fusca 1303 preparado pela Russo Motorsport, imediatamente entraram no ritmo certo da corrida, cobrindo a primeira etapa na sexta-feira sem problemas particulares, que trouxe a caravana da cidade histórica de Venosa para a estancia montanhosa de Rifreddo, alcançado no final da noite depois de um teste cronometrado espetacular no centro histórico de Potenza.
O segunda etapa, o mais desafiador, ele começou às dez da manhã no dia seguinte de Rifreddo, e depois terminou, nove horas depois, no mar, perto de Maratea, conhecida como "a Pérola do Tirreno".
A tripulação do Lucente-De Carlo tem um bom começo, no entanto, depois de um tempo os problemas começam: o suporte dianteiro da caixa de velocidades cede, fazendo com que a frente da caixa de velocidades salte, com as consequentes dificuldades em inserir as engrenagens, especialmente a segunda velocidade.
Os dois não desanimam e continuam competindo, apesar de não poderem contar com um carro preciso nos testes cronometrados (ao viajar em pressostatos, a primeira marcha é muito curta, enquanto a terceira é muito longa). Entre controles de selo e testes cronometrados enfrentados "jogando" com a embreagem, até mesmo o fusca consegue alcançar o último controle de tempo: a laranja Volkswagen é o nono absoluto, atrás de tripulações experientes e vitoriosos. A vitória vai para os campeões italianos de regularidade  Sancilio-Cardascio no Porsche 911 Targa, seguido por Lanzalone-Mecca no Alfa Romeo 2000 e por Campilongo-Piragino no Mini Cooper 1300. Irma Metastasio (piloto) e Carmen Vecchione (navegadora) no Innocenti Mini 1000 conquistam o ranking feminino.
 Para Antonio Lucente e Luigi de Carlo resta a satisfação de ter feito parte de um grande evento, vivido em nome de uma paixão por motores, muito bem gerido por uma organização competente e atenta às necessidades dos participantes. Uma vez arquivados os "500 km da Basilicata", a atenção de Lucente é direcionada para a próxima importante corrida de regularidade em que pretende participar: a 70ª edição da 
Copa de Outono.


Piloto italiano:Antonio Lucente



Piloto:Antonio Lucente
Navegador brasileiro : Luigi de Carlo


Navegador brasileiro: Luigi de Carlo



Fotos: Acervo pessoal
Fonte : Antonio Lucente




Comentários

Postagens mais visitadas