Repeteco na primeira etapa do Rally Minas Brasil

 

Header
Siga-nos ... Website ... Entre em contato ...

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024

Repeteco na primeira etapa do Rally Minas Brasil

Depois de dominarem o prólogo, Adrien Metge (Moto); Rodrigo Aché / Luís Eckel (Carro) e Bruno Varela / Ari Fiúza (UTV) fazem o mesmo no percurso desta quinta-feira (16) e lideram a classificação da prova, em torno de Araxá

Bruno Varela e Ari Fiuza voaram na especial cronometrada para vencer nos UTVs (Marcos Leite/DFotos)

Bruno Varela e Ari Fiuza voaram na especial cronometrada para vencer nos UTVs
(Marcos Leite/DFotos)

Adrien Metge é o primeiro líder do Rally Minas Brasil nas motos (Marcos Leite/DFotos)

Adrien Metge é o primeiro líder do Rally Minas Brasil nas motos
(Marcos Leite/DFotos)

Rodrigo Aché e Luís Eckel foram os mais rápidos da primeira etapa nos carros (Nelson Santos Jr. / PhotoAction)

Rodrigo Aché e Luís Eckel foram os mais rápidos da primeira etapa nos carros
(Nelson Santos Jr. / PhotoAction)

Montanhas fizeram parte do visual no percurso com largada e término em Araxá (Nelson Santos Jr. / PhotoAction)

Montanhas fizeram parte do visual no percurso com largada e término em Araxá
(Nelson Santos Jr. / PhotoAction)

A primeira das três etapas do Rally Minas Brasil, válido pelo Brasileiro de Rally Raid CBA (terceira prova) e CBM (segunda) trouxe uma coincidência interessante. Nas três modalidades, quem venceu o prólogo da véspera foi também o mais rápido no percurso de 226 km desta quinta-feira (16/5), dos quais 184 cronometrados. Assim, Adrien Metge (Yamaha WR 450 F / IMS Yamaha), nas motos; Rodrigo Aché / Luís Felipe Eckel (Ford Ranger V8 / X Rally), entre os carros, e Bruno Varela / Ari Fiuza (Can-Am Maverick / Varela Can-Am Monster Energy), nos UTVs, são os primeiros líderes da disputa.

A especial do dia desafiou pilotos e navegadores com trechos sinuosos; cascalho solto, chão batido e travessias de serra. A poeira foi um ingrediente a mais e exigiu dos competidores inteligência e estratégia, para evitar erros. Nesse aspecto, Metge aproveitou bem a vantagem de largar na posição escolhida após dominar o prólogo. Contou com alguns rastros de adversários pelo caminho e não teve sua pilotagem tão dificultada pela nuvem de pó quanto quem partiu a seguir. Assim, superou o norte-americano Mason Klein (Honda CRF 450RX / Honda Racing) por 1min52. Mesma diferença que os separa na geral.

"Foi uma especial rápida e muito legal de andar. Mantive um ritmo bom, estive focado e procurei não me desconcentrar ao me aproximar do piloto que largou à frente e da poeira que ele deixava", explicou o francês, campeão da prova em 2023.

Nos carros, a disputa pela liderança na geral começou acirrada. Apenas 29 segundos separaram Aché / Eckel de Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira (Ford Ranger V8 / X Rally) depois de mais de duas horas de desafio pelos caminhos em torno de Araxá. "Foi uma etapa dura, mas divertida, sem zonas de radar, com muitas serras e pedras, o rally aqui é sempre espetacular de andar. Tivemos um bom dia e agora é manter o ritmo nos próximos dois dias", resumiu o navegador Eckel.

Já nos UTVs, Varela e Fiuza andaram forte para conseguir uma vantagem pouco comum em se tratando da modalidade. Superaram Jean Azevedo / Idali Bosse (Polaris RZR Pro R / T+A Rally Team Polaris Racing) por 2min49; vantagem com que largam nesta sexta-feira (17/5). "Conseguimos imprimir um ritmo muito bom e tivemos uma etapa limpa. A especial era bastante prazerosa de guiar, mas com trechos traiçoeiros que poderiam custar o rally inteiro. Com tantas serras, descendo montanha, o freio foi o que eu mais usei", destacou Varela, o piloto vencedor do dia.

A segunda etapa do Rally Minas Brasil contará com 237 km, sendo 192 contra o relógio. Os vencedores da edição 2024 serão conhecidos sábado (18/5).

Rally Minas Brasil
Brasileiro de Rally Raid CBM (segunda prova) e CBA (terceira prova)

Primeira etapa
Resultados extraoficiais

Moto

1º - Adrien Metge #1 (Yamaha WR 450 F / IMS Yamaha), (1)MT1, 2h23min08
2º - Mason Klein #21 (Honda CRF 450RX / Honda Racing),(2)MT1, 2h25min01
3º - Gabriel Soares #3 (Honda CRF 450RX / Honda Racing), (1)MT2, 2h26min27
4º - Martin Duplessis #2 (Honda CRF 450RX / Honda Racing),(3)MT1, 2h27min11
5º - Gabriel Bruning #4 (Yamaha WR 450 F / IMS Yamaha), (2)MT2, 2h29min19


Carro

1º - Rodrigo Aché / Luís Felipe Eckel #327 (Ford Ranger V8 / X Rally), (1)UBR, 2h13min26
2º - Gunter Hinkelmann / Weidner Moreira #388 (Ford Ranger V8 / MSL Rally), (1)T11, 2h13min55
3º - Glauber Fontoura / Rodrigo Khezam #311 (Toyota GR Hilux / FD Rally Team), (2)T11, 2h16min01
4º - Paulo Goes / Jefferson Teixeira #351 (Ford Ranger V8 / SFI Chips Rally Team), (2)UBR, 2h25min31
5º - José Silmar / Alyson Antunes #332 (Ford Ranger V8 / X Rally), (3)UBR, 2h26min33

UTV

1º - Bruno Varela / Ari Fiuza #116 (Can-Am Maverick / Varela Can-Am Monster Energy), (1)UT1, 2h13min04
2º - Jean Azevedo / Idali Bosse #104 (Polaris RZR Pro R / T+A Rally Team Polaris Racing), (2)UT1, 2h15min53
3º - Denísio Casarini / Breno Rezende #112 (Can-Am Maverick / Can-Am Factory), (3)UT1, 2h16min04
4º - Deni do Nascimento / Gunnar Dums #101 (Can-Am Maverick / Bompack Racing), (4)UT1, 2h16min59
5º - Bruno Conti / Jhonatan Ardigo #137 (Can-Am Maverick / Luppi Racing), (1)UT2, 2h17min17


Siga-nos nas redes sociais @rallymakers

O 6º Rally Minas Brasil tem apoio de Ghia Investimentos, Bompack, MH Tintura e Estamparia, Transmaquinas, Prefeitura Municipal de Araxá, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá e Jeep Clube Araxá
Fonte

Footer

Comentários

Postagens mais visitadas