Transcatarina comemora o Dia do Jipeiro - 04 de abril

Header
Siga-nos ...  Website ...  Entre em contato ... Quarta-feira, 03 de Abril de 2019
Transcatarina comemora o Dia do Jipeiro - 04 de abril

O Transcatarina é feito por pessoas apaixonadas por off-road e veículos 4x4, que gostam de uma boa aventura fora-de-estrada, em meio a muitos amigos

Alta  | Web
Nesta quinta-feira, 04, comemora-se o Dia do Jipeiro (DFOTOS)
Nesta quinta-feira, 04, comemora-se o Dia do Jipeiro
(DFOTOS)
Alta  | Web
O Transcatarina reúne jipeiros de diversas regiões do Brasil (DFOTOS)
O Transcatarina reúne jipeiros de diversas regiões do Brasil
(DFOTOS)
Alta  | Web
Hoje, os 4x4 estão mais modernos, tecnológicos e confortáveis (Vinicius Branca/DFOTOS)
Hoje, os 4x4 estão mais modernos, tecnológicos e confortáveis
(Vinicius Branca/DFOTOS)
Nesta quinta-feira, 04 de abril, comemora-se o Dia do Jipeiro – pessoas que possuem como hobby a prática do fora-de-estrada, seja se aventurando por trilhas e encarando obstáculos naturais a bordo de um 4x4 (sem ter compromisso com o relógio) ou participando de uma competição (raid, indoor, rali de regularidade etc). Criado na década de 1940 para servir o Exército dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial, o projeto do primeiro utilitário leve com tração 4x4 teve sua concepção pela American Bantam. Posteriormente, as plantas originais foram repassadas à Willys e Ford, com primeira encomenda de 4.500 unidades (dividido entre as fabricantes).
De lá pra cá, muitas histórias foram registradas, com 4x4 criados e lançados por diversas marcas. A tecnologia e a modernidade transformaram gradualmente estes tipos de veículos e, hoje, temos vários utilitários pelas ruas que conciliam robustez, desempenho e conforto.
Com o passar do tempo, os jipes conquistaram um legado de fãs e, no Brasil, são milhares de homens, mulheres e crianças que compartilham desta paixão por 4x4. Mostra disso é a quantidade de eventos off-road pelo país, a exemplo do Transcatarina que reúne mais de 800 adeptos em uma única semana, em um só lugar. Para se ter uma ideia, a edição de 2019 será realizada de 09 a 13 de julho, entre Fraiburgo e Blumenau (SC) e já conta com mais de 160 veículos inscritos (a expectativa é reunir 250 carros, nas categorias de competição – Máster, Graduados, Turismo, Turismo Light, Turismo Iniciante, Pais e Filhos –, e de passeio – Passeio Radical e Adventure). As inscrições estão abertas no site www.transcatarina.com.br.
A categoria Adventure é uma das mais procuradas no Transcatarina, pois ela reúne a essência do off-road: a superação ao extremo. As trilhas escolhidas pela organização possuem grandes obstáculos naturais, difíceis de serem transpostos. Porém, o que motiva essa galera é: “quanto pior, melhor”. Os comboios são formados por, aproximadamente, 20 veículos e o lema é: “todos entram e saem juntos da trilha, ninguém fica para trás”.
Off-road na veia
Entre todos os apaixonados pelo Transcatarina está Rafael Augusto Avelar e Pinto que, desde 1993, é navegador do rali de regularidade (ele é da época em que as provas ainda eram conhecidas como raid). E, para quem duvida que o off-road é algo “viciante”, eis o depoimento dele. “Em 2015, competi ao lado do piloto Juvenil Sampaio e, no primeiro dia de disputa, batemos em uma árvore e quebrou o braço da direção do Troller. De Fraiburgo, levamos o veículo para Curitiba para consertar na oficina onde trabalho. Chegamos às 3h30 e passei a madrugada toda empenhado na manutenção da máquina, que ficou pronta às 9h30. Liguei para o Sampaio e retornamos à Rio Negrinho para a largada da última etapa, que teve chegada em Jaraguá do Sul. É muita paixão por esse esporte!”, exclamou Rafael. Para o navegador, o Transcatarina é ímpar, com o charme de ser no frio, em cidades receptivas e sempre bem organizadas e, ainda, que consegue inovar e se superar a cada ano.  
O jipeiro Luciano Araújo Castelo Branco, da categoria Adventure, foi “contaminado pelo vírus do off-road” há 15 anos. “Adoro estar junto aos trilheiros e passar uma semana praticando o meu hobby e superando trilhas incríveis com os amigos. No começo deste ano, a minha equipe do Rio de Janeiro foi homenageada como um dos melhores grupos do Transcatarina, e este tipo de troféu, não tem preço”, encerrou Luciano, destacando o intercâmbio cultural que o evento proporciona, uma vez que ele reúne pessoas do Brasil inteiro.

O 11º Transcatarina tem patrocínio de Hotel Renar
Apoio de SFI Chips, Grupo Gratt, Concessionária Trilha SC, Posto Maçã, Lave Bem Lavanderia, FD Stands Displays, RH Brasil – Recursos Humanos, Orangesun – Energia Renovável, Barbieri Painéis, Prefeitura Municipal de Blumenau, Prefeitura Municipal de Fraiburgo e Prefeitura Municipal de Rio Negrinho
Supervisão: FAUESC
Realização: SC Racing
Fonte:

Footer 

Comentários

Postagens mais visitadas