Brasil x Argentina: briga por hegemonia também acontece no automobilismo
Brasil x Argentina: briga por hegemonia também acontece no automobilismo
Países se enfrentam hoje (25) pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol e também duelarão por domínio no fim de semana, mas na pista
Na noite desta terça-feira (25), as escolhas do Brasil e da Argentina se enfrentarão pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol, no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, em um dos mais aguardados duelos do ano. Mas a rivalidade entre os dois adversários históricos terá mais um capítulo no final da semana, quando o único campeonato continental do automobilismo sul-americano, o TCR South America Banco BRB, abrirá sua quinta temporada, também na nação vizinha, disputando duas provas no Autódromo de Rosário. Brasil e Argentina são os países com mais tradição nos dois esportes no continente.
Como é realidade também no futebol, a meta dos pilotos brasileiros para 2025 não será fácil pela alta qualidade dos adversários. Atualmente, o brasiliense Pedro Cardoso detém a coroa de campeão, a única conquista do país no torneio continental, que teve os argentinos Fabrício Pezzini (2022) e Ignacio Montenegro (2023), além do espanhol Pepe Oriola (2021), como vencedores nas demais temporadas realizadas pelo conceito TCR na América do Sul.
Além de Cardoso, o Brasil também contará com os pilotos Nelsinho Piquet, Raphael Reis e a jovem estreante Maria Nienkötter.
Caso um deles conquiste o título, o Brasil empatará no ranking de títulos com a Argentina, em 2x2. No futebol, os brasileiros somam 24 conquistas, uma a menos que os argentinos, até poucos anos de títulos com folga na história da Copa Libertadores. As corridas acontecerão nos dias 29 e 30 de março.
“Libertadores” — Com o apelido de 'Libertadores do Automobilismo', desde a primeira corrida de sua história, em 2021, o TCR South America Banco BRB já reuniu competidores oriundos da Argentina, Canadá, Chile, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Holanda, México, Panamá, Peru e Uruguai, além do Brasil.
Sigla de Touring Car Racing, ou carros de turismo de corrida, em tradução livre, o TCR é um sucesso mundial que teve seu formato idealizado há dez anos pelo italiano Marcello Lotti. Atualmente, o campeonato está presente em 30 países e tem como finalidade utilizar os mesmos regulamentos e carros em todos os campeonatos da série, independente do país ou continente, possibilitando um intercâmbio internacional. Além do campeonato sul-americano, a franquia realizada o certo brasileiro, o TCR Brasil Banco BRB, que terá início no fim da semana de 16 e 17 de agosto, em Belo Horizonte (MG), no circuito de rua montado no entorno do estádio Mineirão.
Dez desafios diferentes — A nova temporada da categoria sul-americana será disputada em dez etapas, cada uma realizada em um autódromo diferente. Os encontros serão no formato de rodada dupla, totalizando 20 provas em 2025. O roteiro traçado de 3.922 metros do Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário, na província de Santa Fé, região central da Argentina, ganhará uma rodada de abertura do campeonato, que seguirá na Argentina para as etapas em Posadas (19 e 20 de abril), San Juan Villicum (10 e 11 de maio) e Termas de Río Hondo (31 de maio). e 1º de junho).
O TCR South America Banco BRB então viajará ao Uruguai para acelerar em dois locais de grande tradição no continente: Mercedes (12 e 13 de julho) e El Pinar (26 e 27 de julho). A categoria seguirá para o Brasil para quatro etapas. Destaque para a estreia da categoria em Belo Horizonte, junto com a abertura da terceira temporada do TCR Brasil Banco BRB. Estão ainda agendadas rodadas no país para o Rio Grande do Sul (em 25 e 26 de outubro), Goiânia (15 e 16 de novembro) e Interlagos, que receberão a Super Final do campeonato nos dias 13 e 14 de dezembro.
Os brasileiros — Pedro Cardoso vão defender o título conquistado no ano passado a bordo do Peugeot 308 TCR da equipe argentina PMO Racing, também campeã em 2024. Um dos nomes mais importantes do TCR South America BRB, Raphael Reis é o único a ter disputado todas as 65 provas na história do campeonato. O brasiliense já venceu sete vezes e fechou no top-3 nos campeonatos realizados em 2021, 2022, 2023 e 2024.
Criado na Capital Federal, Nelson Piquet Jr. fará sua primeira temporada completa na categoria e ainda mais peso ao grid em razão de seu retrospecto no automobilismo como o primeiro campeão da FIA Fórmula E, além de passagens pela Fórmula 1 e Nascar. Atualmente, Nelsinho corre também na BRB Stock Car Pro Series (defenderá a Scuderia Bandeiras em 2025) e disputará sua primeira temporada completa no certame continental com a tradicional equipe argentina Squadra Martino.
Já a catarinense Maria Nienkötter completa o quarteto brasileiro ciente de que já fez história. Aos 18 anos, a piloto venceu uma promoção seletiva feminina pela categoria em conjunto com a equipe brasileira Cobra Racing e a Confederação Brasileira de Automobilismo e conquistou uma vaga no grid para 2025. Maria vai acelerar um Toyota Corolla TCR e será a primeira mulher a disputar uma temporada completa no TCR South America Banco BRB — Bia Figueiredo fez oito provas em 2022, sendo uma delas em dupla com Antonella Bassani na etapa Endurance.
Feras argentinas — A expedição dos tradicionais rivais do Brasil também chega muito forte para manter a hegemonia do TCR na América do Sul. Campeão em 2022, Fabricio Pezzini desponta como forte candidato ao título, assim como Juan Ángel 'Colo' Rosso, vice-campeão daquela temporada. Ex-jogador de futebol na base e lenda do automobilismo argentino com quatro títulos conquistados no TC2000, o experiente Leonel 'Tanito' Pernía — um dos destaques de 2024 —, aparece entre os postulantes à taça de campeão, tal como Fabián 'Patito' Yannantuoni, que já tem três vitórias no currículo. Destaque também para Mariano Pernía — irmão de Leonel —, que trilha carreira no automobilismo depois de uma carreira de sucesso no futebol, chegando a atuar em mais de cem partidas pelo Atlético de Madrid e ter defendido a seleção da Espanha na Copa do Mundo de 2006.
São cinco as equipes inscritas no grid para a primeira etapa do ano: as brasileiras W2 ProGP e Cobra Racing; e as argentinas PMO Racing, Honda YPF Racing/Squadra Martino e Paladini Racing. Também serão cinco as marcas representadas na pista em Rosário: Peugeot, Honda, Toyota, Cupra e Lynk & Co.
A definição da grade de largada acontece no sábado com sessão classificatória, a partir das 17h05 (horário de Brasília). As duas provas que abrem a temporada serão realizadas no domingo: a Corrida 1 larga às 9h15, enquanto a segunda disputa da rodada é marcada para 12h30.
O TCR South America Banco BRB é transmitido para o Brasil por meio do BandSports, em TV por assinatura; e no streaming por meio do canal oficial da categoria no YouTube, MotorsportTV, aplicativo BandPlay, site Band.com.br e canal Esporte na Band no YouTube, além do canal do site Grande Prêmio no YouTube e na TCR TV.
Confira abaixo a programação da etapa e o calendário da temporada 2025:
Sexta-feira, 28 de março
09h00 – Caminhada Pista
11h00 – Teste coletivo com novas pneus 1
14h35 – Teste coletivo com novas pneus 2
Sábado, 29 de março
09h55 – Treino Livre 1
13h10 – Treino Livre 2
17h05 – Classificação (Q1)
17h35 – Classificação (Q2)
Domingo, 30 de março
09h15 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta)
12h30 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
TCR South America 2025, calendário da temporada*
1ª etapa: 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Posadas (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar
Fonte:
Imprensa no Brasil
Rodolpho Siqueira/Fernando Silva
rsiqueira@vicarbrasil.com.br ; fsilva@vicarbrasil.com.br
(11) 9 5472 0163
Impressa na Argentina
Santiago Di Pardo
santiago.dipardo@southamerica.tcr-series.com
Rosário recebe neste fim de semana etapa de abertura do campeonato
(Alemão Alt)
Brasileiro Pedro Cardoso defende título do TCR South America Banco BRB
(Hernán Capa)
“Libertadores do Automobilismo”: competição já reuniu pilotos de 12 países
(Hernán Capa)
Pedro Cardoso conquistou o título na etapa final de 2024, justamente em Rosário
(Alemão Alt)
Além de Rosário, temporada vai passar por nove destinos diferentes em 2025
(Hernán Capa)
Em Belo Horizonte, o TCR South America correrá pela primeira vez na pista de rua
(Duda Bairros)
Lenda do automobilismo argentino, Leonel Pernía é um dos postulantes ao título
(Hernán Capa)
Palco do Mundial de MotoGP, Termas de Río Hondo recebe também o TCR
(Hernán Capa)
O Uruguai está no calendário e terá rodadas em Mercedes e El Pinar em 2025
(Hernán Capa)
Mercedes (Uruguai) recebe uma das etapas do TCR South America Banco BRB
(Hernán Capa)
Raphael Reis: brasileiro é o único a largar em todas as provas na categoria
(Hernán Capa)
Interlagos será o cenário da Super Final do TCR South America Banco BRB 2025
(Magnus Torquato)
Categoria continental acelera para quinta temporada da sua história em 2025
(Hernán Capa)
Comentários
Postar um comentário