Brasil recebe 3ª edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship

Brasil recebe 3ª edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship
Entre 7 e 16 de abril, a Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), será palco do mundial da classe S40.

























Entre 7 e 16 de abril, a Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), será palco do mundial da classe S40
Os mais modernos barcos one design da vela oceânica chegam à Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), para o Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship, a principal competição da categoria. Com 10 regatas previstas, o evento será realizado entre os dias 7 e 16 de abril.
Desenhado pelo consagrado projetista náutico argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco de regatas que compete como monotipo. Sua flotilha está espalhada por França, Alemanha, Portugal, Chile, Argentina e Brasil, onde participa de regatas bastante disputadas.
Na primeira edição do Soto 40 World Championship, realizada no Chile em 2013, o veleiro Pisco Sour foi o campeão. No ano passado, em Valência, na Espanha, quem levantou o troféu foi o veleiro inglês Ngoni.
Entre os veleiros estrangeiros que marcarão presença está o campeão da primeira edição do evento, Pisco Sour; o vencedor da Semana de Vela do Chile, Acuario II Mitsubishi Motors; o campeão do VTR Oceánico Championship, Nuevo Maestra Santander, de Jorge Araneda e também o sempre competitivo Patagonia, do argentino Norberto Alvarez.
Entre os brasileiros, Torben Grael, o maior medalhista olímpico do País, é um dos prováveis participantes, assim como o veleiro Pajero, atual campeão brasileiro de S40; o Carioca 04, do jovem Henrique Haddad, que está fazendo uma ótima preparação para as Olimpíadas de 2016; o Crioula 29, do gaúcho Samuel Albrecht, velejador olímpico que já venceu a Semana de Vela de Ilhabela e também o Carioca 25, de Roberto Martins, outro grande nome da vela brasileira.
"Teremos tripulações de todo o mundo disputando regatas com barcos rigorosamente iguais. Em competições como essa, todo o trabalho que a equipe faz acaba sendo ainda mais valorizado", explica Samuel Albrecht.
Com o conceito de one design, no qual todos os veleiros são idênticos quanto ao tamanho, peso e área das velas, a competição tem como objetivo destacar a capacidade e o talento de cada uma das equipes na hora de definir o vencedor.
As tripulações participarão de 10 regatas em barla sota e a equipe que conseguir manter a menor pontuação no acumulado geral será a vencedora. Uma característica marcante da competição é a ausência de descartes, que exige atenção dos participantes na hora de traçar suas estratégias e torna a regata ainda mais imprevisível. No final do campeonato, os três veleiros com melhor desempenho serão premiados.
Raia de Jurerê
Considerada uma das cidades mais emblemáticas do Brasil quando o assunto é vela, Florianópolis (SC) será o palco da primeira edição do Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship realizada no País. Entre as belas paisagens da capital catarinense, a baía de Jurerê foi a escolhida para receber as regatas, por ser uma das principais raias de vela de todo o Brasil. O local de saída dos veleiros será o Iate Clube de Veleiros da Ilha, tradicional ponto de encontro de velejadores da cidade.
Localizada entre o continente e a ilha de Santa Catarina, a raia será montada a apenas um quilômetro da praia, com previsão de ventos do leste e nordeste com até 15 nós, tornando as provas em barla sota bastante técnicas e seletivas.
"A raia de Jurerê está entre as melhores do Brasil. Não é uma raia viciada, e permite que vários veleiros tenham chance de ganhar. Tornará as disputas ainda mais acirradas", comenta Roberto Martins, do veleiro Carioca 25.
Outros destaques serão o clima, bastante ameno e propício para provas de vela e também a cor do mar, que tornará a regata, além de competitiva, muito bonita.
Veleiro Soto 40
Projetado pelo argentino Javier Soto Acebal e construído no estaleiro MBoats, na Argentina, o veleiro S40 é um moderno barco de regatas que compete como monotipo. Sua tecnologia inovadora trouxe um conceito revolucionário para a vela oceânica. Com linhas que são o resultado de um extenso estudo sobre a busca de velocidade e equilíbrio, construção fácil e vários componentes em fibra de carbono, o Soto 40 está cada vez mais em destaque no cenário da vela mundial, atraindo alguns dos melhores velejadores do mundo.

FICHA TÉCNICA S40
Comprimento total: 12,3m
Boca máxima: 3,75m
Calado: 2,6m
Área Vélica: 100m²
Deslocamento: 4,2ton
Peso Máximo de Tripulação: 770kg
Projetista: Javier Soto Acebal
Material do Casco: Fibra de vidro e carbono

Calendário Mitsubishi Motors Soto 40 World Championship
7 a 11/4 - Registro e vistoria
11/4 - Treino livre e briefing
12/4 - Primeira e segunda regatas
13/4 - Terceira e quarta regatas
14/4 - Quinta e sexta regatas
15/4- Sétima e oitava regatas
16/4 - Nona e décima regatas
16/4 - Premiação
Para mais informações, acesse:www.mitsubishis40wc.com.br/br
As.Imprensa Mitsubishi Motors
Foto: Mathias Capizzano
FONTE:ANGELO SAVASTANO PHOTO SPORTS

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