Entrevista especial com o campeão Brasileiro de Quadri 2014 Pedro Henrique Teixeira
O Rally TransBahia é uma prova da modalidade REGULARIDADE, onde os competidores seguem um roteiro (caminho) pré-estabelecido, informado por uma planilha (mapa padronizado) que segue um padrão de desenhos e medições, para que todos sigam a mesma trilha, aonde os competidores devem seguir uma média de velocidade imposta pela planilha. O Rally TransBahia encerra o Campeonato Brasileiro de Regularidade 2014, sendo formado por 14 etapas, 8 etapas do Cerapió e 6 do TransBahia. Os Rallys de regularidade apresentam medias de velocidades menores que os Rallys de velocidade, porem, por exigirem muita navegação e interpretação da planilha, exigem o melhor do piloto e selecionam os pilotos que conseguem ter habilidade nas diversas situações de pilotagem, mostrando que o diferencial pra ganhar um Rally de Regularidade, se faz por meio de um piloto extremamente habilidoso.
O Rally TransBahia é uma prova da modalidade REGULARIDADE, onde os competidores seguem um roteiro (caminho) pré-estabelecido, informado por uma planilha (mapa padronizado) que segue um padrão de desenhos e medições, para que todos sigam a mesma trilha, aonde os competidores devem seguir uma média de velocidade imposta pela planilha. O Rally TransBahia encerra o Campeonato Brasileiro de Regularidade 2014, sendo formado por 14 etapas, 8 etapas do Cerapió e 6 do TransBahia. Os Rallys de regularidade apresentam medias de velocidades menores que os Rallys de velocidade, porem, por exigirem muita navegação e interpretação da planilha, exigem o melhor do piloto e selecionam os pilotos que conseguem ter habilidade nas diversas situações de pilotagem, mostrando que o diferencial pra ganhar um Rally de Regularidade, se faz por meio de um piloto extremamente habilidoso.
Agora vou contar um pouco de como tudo começou...
Meu Nome é Pedro Henrique Teixeira Costa, nasci em 24/09/1995 e sou natural de Feira de Santana. Me mudei pra Barreiras quando tinha por volta dos 4 anos, onde cresci e conquistei a maioria dos meus amigos, sendo que, a maioria dura até hoje. Morei até os 14 anos em Barreiras, e por cultivar tantas amizades e momentos inesquecíveis, considero Barreiras como minha segunda cidade natal. Desde pequeno sempre fui apaixonado por carros, passava horas brincando com meus carrinhos e, sempre que possível, assistia competições de automobilismo. Por volta dos meus 7 anos de idade, meu pai, Paulo Henrique Costa de Souza, comprou um Jeep Willys e começamos a fazer trilhas pela região de Barreiras, eu adorava acompanhá-lo, por ser o mais novo, era considerado o mascote do Jeep Clube de Barreiras e chamado por todos de Pedrinho, como sou conhecido por muitos, até os dias de hoje!
O tempo foi passando, e cada vez, a paixão pelo automobilismo ia crescendo. Ao completar 14 anos, ganhei um Quadriciclo de presente de meu pai, um Honda Fourtrax 420cc, o meu melhor presente de aniversário. Agora, eu poderia acompanhar meu pai nas trilhas, não mais como "Zequinha"(nome utilizado, pelos praticantes do off-road, pelo ajudante do piloto), agora, como piloto de Quadriciclo. Fiquei muito feliz, mas também muito triste, pois sabia que no próximo ano, estaria me mudando para Salvador.
Em 2010, ano que me mudei para Salvador, resolvemos participar da nossa primeira competição, porem, por ser muito jovem, tive que ir no carro de apoio e acompanhar meu pai na competição. Sempre que possível pegava algumas dicas com ele sobre pilotagem e sobre a navegação (fator determinante para conquista de um Rally de Regularidade). Até que, em 2012, recebi o sinal verde para participar de uma competição de Rally, o que deixou minha mãe, Patrícia Teixeira Costa, e minha irmã, Priscilla Teixeira Costa, com o coração apertado. Todos nos sabíamos da minha paixão por esse esporte, mas também tínhamos total conhecimento dos riscos que eu estava correndo.
Meu primeiro evento foi o TransBahia, em 2012, uma prova de 3 dias, considerada, por muitos, o Rally de Regularidade mais técnico e com as medias de velocidade mais justas. Cada dia de competição era um aprendizado pra mim, e a cada momento aprendia algo novo. Consegui terminar em 3ª lugar, superando as minhas expectativas. Em 2012 disputei mais 2 provas, o Enduro Extreme e a Copa Baiana de Rally, subindo ao lugar mais alto do pódio nas duas competições, comprovando que um caminho promissor estava por vir.
Em 2013 dei um passo à frente, e decide participar de todo Campeonato Brasileiro de Rally de Regularidade, composto pelo Rally Piocerá-Cerapio e pelo Rally TransBahia, começando pelo Rally Piocerá, o maior Rally de Regularidade da América Latina. Apesar de ser uma prova longa, com 4 dias de duração, e muito dura, com especiais de até 12 horas e meia de duração, consegui terminar em 4ª Lugar, o que chamou a atenção de muitos pilotos. Então chegou a hora de disputar a final do Campeonato Brasileiro, no Rally TransBahia, onde tudo tinha começado a apenas 1 ano atrás. Me tornei Campeão do Rally TransBahia e consegui me tornar Vice-Campeão Brasileiro.
Chegou 2014, e uma nova fase da minha vida começava a ser definida, havia passado em 5ª Lugar em Engenharia Mecânica na PUC-Minas, e me mudei para Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. Agora, com um grande responsabilidade, pois iria começar uma nova vida e ainda iria ingressar na categoria Quadriciclo Graduado, categoria mais alta dos Quadriciclos, e ainda buscar, finalmente, o tão sonhado título de Campeão Brasileiro. Para aumentar as chances de vitoria, compramos um quadriciclo novo, um Scrambler 850cc, que tinha mais que o dobro de potência do anterior. Quadriciclo novo, horas de treinamento, dentro e fora das pistas, e então, tudo estava preparado. Comecei o campeonato brasileiro com um 3ª Lugar no Rally Cerapió, um excelente resultado, após sofrer com problemas mecânicos em 3 das 8 etapas.
O Rally TransBahia 2014 veio para fechar o Campeonato com chave de ouro. Os 2 primeiros dias foram excelentes para a minha equipe, a QuaTrilha do Cerrado, composta pelos mecânicos Antonio Firmino, mais conhecido em Barreiras por "Biscoito", e por seu filho, Vagner Ricardo Santos. Completamos as 4 etapas sem nenhuma problema grave e ainda ganhamos as 4 etapas, abrindo uma vantagem de 35 pontos para o segundo colocado no Campeonato Brasileiro e 14 pontos pro segundo colocado no Rally TransBahia. Faltava 2 etapas e uma mão ja estava na taca, bastava completar o ultimo dia, exigindo calma e tranquilidade da Equipe, qualquer descuido poderia acabar com tudo. O dia acabou e a equipe estava em clima de festa, consegui me tornar Bi-Campeão do Rally TransBahia e conquistar o titulo de Campeão Brasileiro na categoria Graduado.
"O Rally TransBahia 2014 foi uma das edições mais tecnicas de todos os anos, a variedade de terreno e a grande quantidade de laços, balaios e "pegadinhas" marcaram a prova. As médias justas e as referencias proximas exigiram atenção extra dos competidores, qualquer descuido poderia acabar com as chances de vitoria. O alto nivel dos competidores tambem foi um fator determinante para aumentar as disputas e levar ao limite o psicologico dos pilotos. Os títulos de Campeão Brasileiro e Bi-Campeão do Rally TransBahia, na categoria graduado, comprovam a qualidade tecnica do piloto e podem gerar novas oportunidades de patrocínio. Ter a oportunidade de realizar um sonho de ser Campeão Brasileiro, dentro do meu estado, disputando com os melhores pilotos do Brasil e ainda ter o prazer de pilotar ao lado do meu pai, uma das minhas maiores inspirações, demonstra a importancia dessa conquista. Esse ano, pretendemos correr algumas provas de velocidade e, se possível, competir o Rally dos Sertões, e no proximo ano disputar novamente o Campeonato Brasileiro de Regularidade e conquistar o Bi-Campeonato Brasileiro. Gostaria de agradecer a meus pais, Paulo Henrique Costa e Patrícia Teixeira, minha irmã, Priscilla Teixeira Costa, minha Equipe de Mecânicos, Antonio Firmino e Vagner Ricardo Santos, meus familiares, amigos e todos que torceram por mim, e agradecer ao meu patrocinador principal, o Instituto de Urologia de Barreiras, e aos demais colaboradores."
FOTO: ANGELO SAVASTANO
Comentários
Postar um comentário