SE MEU FUSCA FALASSE
Entrevista exclusiva com o piloto italiano Antonio Fireball Lucente líder do Campeonato Italiano de Carros Históricos, cinco vitórias em sete corridas na temporada de 2013
Antonio Lucente, italiano nascido em 1978, começou a sua carreira de piloto no kart, estreando no Campeonato Regional de Karting de 1995, na categoria Classe 100 Nacional, participando nos três anos sucessivos. Em 1996, ele tornou-se vice-campeão da região Basilicata(Itália), tendo conquistado, assim o direito de participar do Campeonato Italiano para as equipes regionais, ficando em nono lugar entre mais de 30 concorrentes. A aventura com karts continua até 1998, quando frequentou a Escola Federal CSAI ( em março) e participou pela primeira vez de um evento competitivo com um carro de corrida real (em outubro). É o campeonato X -Race organizado no circuito de Santa Monica Misano Adriatico , onde participa da Formula Renault Campus. Aqui ele foi observado por um fabricante milanês de Formula Junior, Alberto Locatelli, que imediatamente o contratou para a futura temporada de 1999, terminando em quinto lugar. No mesmo ano, realizou vários testes em outras fórmulas, conseguindo, em dezembro, se sentar pela primeira vez ao volante de um carro de Fórmula 1 .
Poucos dias depois, Lucente realiza um dia inteiro de testes em um Fórmula 3 Federal, obtendoavaliações muito positivas dos gestores da equipe. No entanto, a forte ligação emocional que o liga à família Locatelli fez com que ele ficasse junto a Alan Racing (equipe de Locatelli) por mais duas temporadas, que concluiu respectivamente em quarto e quinto lugar.
Em 2000, realiza um teste de Formula Ford, organizado por Henry Morrogh dono de escola de pilotos e organizador do Campeonato Italiano de Fórmula Ford. O instrutor irlandês elogia a qualidade da Lucente e insiste para que ele continue como piloto.
Em 2002, participou de algumas corridas na Fórmula Júnior e, pela primeira vez, ele se inscreveu emuma difícil corrida com uma Peugeot 205 Grupo N. A falta de conhecimento do carro e o medo de danificaro carro que não era seu (a corrida ocorre em condições climáticas desfavoráveis com a pistaextremamente escorregadia, devido a chuva), não permitiu que ele fosse além do quinto lugar, em suaclasse, de quinze concorrentes. Porém, ficou satisfeito por ter deixado para trás alguns Peugeot 106, melhores em relação ao 205.
O final de 2002 coincide com o início de um longo período de pausa durante o qual Lucente prefere se dedicar exclusivamente aos estudos. Retorna a direção de um volante somente 2006, graças àinsistência de Henry Rose, team manager da equipe E. R. Racing, que, convencido das habilidades de Lucente como piloto, inscreve o mesmo com um Fiat X1 / 9 Grupo 3 na corrida de Misano Adriatico válidapelo Campeonato Italiano de Carros Históricos. Lucente vence e abre um novo capítulo na sua carreira.
Em 2007, o E.R. Racing coloca à sua disposição um Fiat X1 / 9 Grupo 4, com o qual Lucente participa devárias corridas.. .
A temporada de 2008 é o caminho certo: o E.R. Racing coloca à disposição de Lucente um Fiat X1 / 9Dallara Grupo 5. O piloto não decepcionou as expectativas do presidente da equipe e ganha com duasrodadas de antecedência o título italiano. .
2009 é um ano de transição: Lucente disputa apenas duas corridas com o Fiat X1 / 9 Grupo 5, uma vez que envolve toda a equipe em um novo e importante projeto, que consiste em levar para as pistas umVolkswagen Fusca de 1965.
Após um ano de testes técnicos e "sofrimento", começam a chegar as recompensas: a primeira vitóriafoi conquistada em 2011, no circuito de Varano de Melegari.
Em 2012 Lucente continua a defender as cores da E. R. Racing ao volante do Fusca, vencendo sua classe no Grand Prix Luigi Musso no circuito de Imola. .
Em 2013 continua sendo a estrela do Campeonato Italiano de Carros Históricos, com cinco vitórias emsete corridas. No dia 1 de dezembro, vai em busca do título de campeão italiano GTS Período 1300 F (e o segundo lugar no ranking Absoluta do 1 Agrupamento ) no circuito de Magione, por ocasião da cássicacorrida de resistência em 2 horas.
O piloto se declara apaixonado pelo Brasil e espera que um dia possa correr em pistas brasileiras. Deseja a todos um Feliz Natal e um Ano novo repleto de vitorias.
“Un abbraccio a tutti i lettori del CONTA GIROS/DIARIO REGIONAL e spero un giorno partecipare di una gara in Brasile. Un Buon Natale a tutti e un Nuovo Anno pieno di vittorie. A presto!” Antonio Fireball Lucente.
Savastano Photo Sport
Foto: divulgação- arquivo pessoal
Savastano Photo Sport
Foto: divulgação- arquivo pessoal
Comentários
Postar um comentário