SE MEU FUSCA FALASSE
Entrevista exclusiva com  o piloto italiano Antonio Fireball Lucente líder do  Campeonato Italiano de Carros Históricos,  cinco vitórias em sete corridas na temporada de 2013

Antonio Lucente, italiano nascido em 1978, começou a sua carreira de piloto no kart, estreando no Campeonato Regional de Karting de 1995, na categoria Classe 100 Nacional, participando nos três anos sucessivos. Em 1996, ele tornou-se vice-campeão da região Basilicata(Itália),  tendo conquistado, assim o direito de participar do Campeonato Italiano para as equipes regionais, ficando em  nono lugar  entre  mais de 30 concorrentes. A aventura  com karts continua  até 1998, quando frequentou a Escola Federal CSAI ( em março) e participou pela primeira vez de um evento competitivo com um carro de corrida real (em  outubro). É o campeonato  X -Race organizado no circuito de Santa Monica Misano Adriatico , onde  participa da Formula Renault Campus. Aqui ele foi observado por um fabricante milanês de Formula Junior, Alberto Locatelli, que imediatamente o contratou para a futura temporada de 1999, terminando em quinto lugar. No mesmo ano, realizou vários testes em outras fórmulas, conseguindo, em dezembro, se sentar pela primeira vez ao volante de um carro de Fórmula 1 .
Poucos dias depoisLucente realiza um dia inteiro de testes em um Fórmula 3 Federal, obtendoavaliações muito positivas dos gestores da equipe. No entanto, a forte ligação emocional que o liga à família Locatelli  fez com que ele ficasse junto a Alan Racing (equipe de Locatellipor mais duas temporadas, que concluiu respectivamente em quarto e quinto lugar.
Em 2000, realiza um teste de Formula Fordorganizado por Henry Morrogh dono de escola de pilotos  e organizador do Campeonato  Italiano de Fórmula FordO instrutor  irlandês elogia a qualidade da Lucente e insiste para que ele  continue  como piloto.
Em 2002,  participou de algumas corridas na Fórmula Júnior epela primeira vezele se inscreveu emuma difícil corrida com uma Peugeot 205 Grupo NA falta de conhecimento do carro e o medo de danificaro carro  que não era seu (a corrida ocorre em condições climáticas desfavoráveis com a pistaextremamente escorregadia, devido a chuva), não permitiu que ele fosse  além do  quinto lugar, em suaclasse, de quinze concorrentes. Porém, ficou satisfeito por ter deixado para trás alguns Peugeot 106,  melhores em relação ao 205.
O final de 2002 coincide com o início de um longo período de pausa durante o qual Lucente prefere se dedicar exclusivamente aos estudos. Retorna  a direção  de um volante somente 2006, graças àinsistência de Henry Rose, team manager da equipe  E. R. Racing, queconvencido das  habilidades de Lucente como piloto, inscreve o mesmo com um Fiat X1 / 9 Grupo 3  na corrida de Misano Adriatico válidapelo Campeonato Italiano de Carros Históricos. Lucente vence e abre um novo capítulo na sua carreira.
Em 2007, o E.R. Racing coloca à sua disposição um Fiat X1 / 9 Grupo 4, com o qual Lucente participa devárias corridas.. .
A temporada de 2008 é o caminho certoo E.R. Racing  coloca à disposição de Lucente um Fiat X1 / 9Dallara Grupo 5O piloto não decepcionou as expectativas do presidente da equipe e ganha com duasrodadas de antecedência o título italiano. .
2009 é um ano de transição: Lucente  disputa apenas duas corridas com o Fiat X1 / 9 Grupo 5, uma vez que envolve toda a equipe em um novo e importante projeto, que consiste em levar para as pistas umVolkswagen Fusca de 1965.
Após um ano de testes técnicos e "sofrimento", começam a chegar  as recompensasa primeira vitóriafoi conquistada em 2011, no  circuito  de Varano de Melegari.
Em 2012 Lucente continua a defender as cores da E. R. Racing ao volante do Fusca, vencendo sua classe no Grand Prix Luigi Musso no circuito de Imola. .
Em 2013  continua sendo a estrela  do Campeonato Italiano de Carros Históricos, com cinco vitórias emsete corridas. No dia  1 de dezembrovai em busca do título de campeão italiano GTS Período  1300  F (e o segundo lugar no ranking  Absoluta do 1 Agrupamento ) no circuito de Magione, por ocasião da cássicacorrida de resistência  em 2 horas.

O piloto se declara apaixonado pelo Brasil e espera  que um dia possa  correr em pistas brasileiras. Deseja a todos um  Feliz Natal e um Ano novo repleto de vitorias.
“Un abbraccio a tutti i lettori del CONTA GIROS/DIARIO REGIONAL e spero un giorno  partecipare di una gara in Brasile. Un Buon Natale a tutti e un Nuovo Anno pieno di vittorie. A presto!” Antonio Fireball Lucente.
Savastano Photo Sport
Foto: divulgação- arquivo pessoal











































Savastano Photo Sport
Foto: divulgação- arquivo pessoal

Comentários

Postagens mais visitadas