BATE PAPO COM  HELENA DEYAMA







































QUEM É HELENA DEYAMA:



HELENA DEYAMA, natural de São Paulo, Piloto de Rally, Designer Gráfica e Artista Plástica, diretora da Luart Studio Arte e Criação, empresa de Design Gráfico e Publicidade.



Adepta aos esportes de aventura, já praticou motociclismo (na modalidade trail), ciclismo, natação, trekking, mergulho, entre outras atividades out-door. A partir de junho de 95, quando adquiriu um jipe Engesa fase 2, começa a participar de Raids, Rallys, Trilhas, Expedições e Eventos ligados ao Automobilismo.

Em 99, estreou em Rallys Cross Country, e em 2003 começa a competir também em Rallys de Velocidade. Atualmente compete com uma Mitsubishi L200 RS, participando dos Campeonatos Paulista e Brasileiro de Rally Cross Country, além do Rally Internacional dos Sertões .

Em 2002 foi contratada pela Suzuki para ser a piloto oficial do Jimny Raid Team , participando de Rallys de Regularidade (Raid) pilotando o novo jipe Jimny da marca.

Em 2003 estreou no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade pilotando um Gol Power 1.6 na Equipe Oficial VW / Lemos Sport, e em 2005 retorna ao Brasileiro de Velocidade, disputando a Categoria N2 com um Peugeot 206, com patrocínio Goodyear.

Em 2004  foi contratada pela BMW do Brasil para integrar o quadro de instrutores do programa Driver Training BMW, ao lado dos pilotos Ingo Hoffman, Cesar Urnhani e Rodrigo Hanashiro,  função que continua exercendo atualmente.

Além das competições, tem desenvolvido diversos trabalhos ligados a eventos como treinamento, palestras, promoção e integração com clientes, cursos e test-drive para diversas marcas, como Mitsubishi, Toyota, BMW, Suzuki, Chevrolet, Troller, SsangYong e Land-Rover entre outros.
De 2009 a 2011, inova o mercado com um Curso de Mecânica Básica para Mulheres, em parceria com a Goodyear.

Em 2005, conquista o maior título de sua carreira, vencendo o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na categoria Super Production. 
Este título tem grande importância pelo fato de ser a primeira mulher a vencer um Campeonato de Rally na história do automobilismo a nível nacional e mundial.

Principais conquistas :
• Campeã no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2005 - Categ. SuperProduction
• Participou de 14 edições do Rally Internacional dos Sertões,  conquistando pódium em 10 edições.
• Vice -Campeã do Sertões Series 2011 – Categoria SuperProduction
• Campeã do Suzuki Adventure 2011
• Vice -Campeã do RN 1500 – Edição 2009 – Categoria SuperProduction
• Vice -Campeã do Paulista de Cross Country 2007 – Categoria SuperProduction
• Vice -Campeã do Rally do Sol 2007 – Categoria SuperProduction
• Campeã do Paulista de Velocidade 2006 / Etapa Piracaia – Categoria A6
• Campeã da Copa Baja 2005 - Categ. SuperProduction
• 1° lugar no XIII Rally Internacional dos Sertões 2005 – Categoria Mulheres
• Vice-Campeã no Rally Mercosul 2005
• Tetra Campeã no Raid do Batom (2005 / 2003 / 2001 / 1997)
• Campeã na IV Etapa do Paulista de Velocidade 2004 – Geral
• Campeã no Rally Terra Brasil 2004 - Vitória - ES – Categoria Protótipos
• Vice-Campeã na 7ª Etapa do Rally Brasileiro de Velocidade 2003 - Indaiatuba / SP – categoria N2
• 3º lugar no 23º Rally da Graciosa – Etapa do Brasileiro de Velocidade 2003 – Curituba/PR – cat. N2
• 3º lugar  na 4ª Etapa do Sul Americano de Velocidade – Erechim/RS – categoria N2
• Vice Campeã no Raid da Meia-Noite 2002
• Vice Campeã no Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2001 - Categ.TTD
• Campeã da Copa Baja 2000 - Categ. Marathon
• Campeã da Copa Dunas 2000 - Categ. Marathon
• Campeã do Rally dos Amigos 2000 - Categ. Marathon
• Vice Campeã no VIII Rally Internacional dos Sertões 2000 - Categ. Marathon
• Vice Campeã no I Campeonato Brasileiro de Off-Road 2000 - Categ. Marathon
• Campeã do IX Raid Búfalos do Vale (99)
• Campeã na 1ª etapa da Copa Sudeste (97)
• Campeã do IV Raid da Primavera (95)







            " A minha paixão pelo automobilismo nasceu do gosto pela velocidade, autocontrole, domínio e liberdade. Sempre gostei de motos e carros, e o fato de poder chegar em lugares pouco explorados e de difícil acesso pilotando veículos off-road me conquistou.
A aventura de vencer obstáculos, dominar o veículo e integrar-se ao meio ambiente natural, proporciona um bom preparo psicológico e de pilotagem.
            Fiz diversas viagens e expedições de até 10.000km, me aventurando pelos lugares mais interessantes do território brasileiro. (Lençóis Maranhenses - MA, Pantanal - MT, Chapada Diamantina - BA, Chapada dos Veadeiros - GO, Deserto do Jalapão - TO, Amazônia - AM, Chapada dos Guimarães - MS, Serra da Capivara - PI, Parque Nac. Sete Cidades  PI, Serra da Canastra  MG, Serra do Cipó  MG, Aparados da Serra  SC entre outros), algumas vezes em grupos, outras totalmente sozinha, eu e meu jipe.
            Mas, o gosto pelas competições foi crescendo , virou um objetivo, a realização de um sonho,  com a participação em provas de regularidade com obstáculos (raid) e provas de velocidade (rally). A dedicação pelo esporte também foi aumentando objetivando sempre melhores resultados com o aperfeiçoamento da técnica.
            Hoje tornou-se um objetivo de vida.  Além do meu trabalho como designer, dedico o maior tempo possível ao automobilismo, visando a profissionalização. Também ministro cursos de direção defensiva e técnicas off road, além de palestras motivacionais e sobre manutenção e mecânica.
            E a grande  conquista em 2005, de ser a primeira mulher a vencer um Campeonato brasileiro de Rally, é o resultado desta dedicação, e além de tudo, uma grande realização pessoal. É o orgulho de estar representando todas as mulheres vencedoras, não só no automobilismo, mas na Vida!
            A participação feminina neste esporte é muito pequena, as poucas mulheres que estão neste meio tem influência de alguém na família atuando no automobilismo. Dizem que sou uma exceção, porque entrei no meio por iniciativa própria, não tinha amigos nem parentes “Pilotos", tinha só a vontade de pilotar, acelerar, fazer trilhas, vencer desafios, conquistar o mundo pilotando um veículo 4 x 4, subir cada vez mais no lugar mais alto do podium. Espero servir de incentivo para que outras mulheres participem do esporte, que a meu ver não é esporte masculino, dá para participar de um rally sem perder a feminilidade.
Compenso a menor força física em relação aos homens, com maior determinação, disciplina, técnica, estratégia e concentração. Saber ser competitiva com regularidade, sem destruir o equipamento, usando a cabeça e o conhecimento adquirido com a experiência, tem sido uma estratégia de sucesso. Hoje, a velocidade, o domínio sobre o  veículo, a superação são os objetivos perseguidos.”























ENTREVISTA: HELENA DEYAMA.


Qual foi seu primeiro rally do sertões? Disputei meu primeiro Rally dos Sertões em 1999, com um Troller motor P2000 a gasolina, com a navegadora Katia Stefani.
Voce é a primeira mulher a se aventurar nos campeonatos ? Sim, sou a pioneira a disputar campeonatos com regularidade, antes houveram algumas pilotos que se aventuraram mas correram provas eventuais.
 Você já correu em outras categorias de rally? Sim, iniciei em 1995 participando de Raids (rally de regularidade em trilhas, com obstáculos naturais) com meu jipe Engesa, e foi com ele que obtive minhas primeiras vitórias.
Há quanto tempo participa de campeonatos? Desde 1996, quando comecei disputando a Copa Sudeste. Em 1999 iniciei no Cross Country disputando o Campeonato Brasileiro da modadlidade, e em 2003 e 2005 participei do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
Quais os perigos que envolvem essa categoria? Todas as categorias automotivas envolvem riscos de acidentes, mas cada vez os carros são mais seguros e o perigo é menor.
Qual o desafio de  ser mulher numa corrida que envolve muitos pilotos homens? O desafio é sempre ter de provar a capacidade da mulher num esporte dominado pelos homens.
Quais equipamentos de segurança são usados na corrida? Capacete com Hans device e indumentária antichama, macacão, luvas, sapatilha, balaclava, etc. Além dos equipamentos do carro, como gaiola, sistema anti incêndio, banco concha, cinto 6 pontos, etc.
Como as mulheres estão se saindo nessa categoria? Acredito que a participação das mulheres tende a crescer, e hoje temos várias mulheres se destacando em diversas categoria de automobilismo e motociclismo, e agora estou sendo pioneira novamente estreando entre os UTVs.
Onde surgiu o apelido Japosena Voadora? Os locutores dos Rallys criaram este apelido pelo fato de eu sempre dar um “show” nos prologos e Super Primes saltando com a camionete, e hoje com o UTV.
O que te mais emociona na corrida? A corrida em si é uma grande emoção, estar dominando o carro em velocidade. Mas as vitórias e o carinho e reconhecimento dos amigos de Rally são muito emocionantes!!
Quais os percursos  que vc considera mais perigosos? Os desconhecidos...ou seja, cada rally é um novo desafio.
Quando essa categoria tornou-se uma paixão para vc? Sempre sonhei em correr rally, mas foi difícil começar por falta de recursos. Mas depois que consegui adquirir um carro e consegui meus primeiros patrocinadores, a paixão tomou conta de mim e venho fazendo todos os sacrifícios para continuar no esporte.
Quais seus objetivos a longo prazo no rally? Conseguir correr por uma equipe oficial, profissionalmente. E correr o Dakar!!
Qual conselho você daria para as mulheres que gostariam de tornar-se pilotos de alguma categoria de rally? O conselho é ser persistente e não desistir fácil. Começar com trilhas, depois rallys de regularidade. É muito importante também ter amigos no meio, com quem aprendemos e podemos contar nas horas de dificuldade.














































FOTOS: ARQUIVO PESSOAL.



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