Aston Martin DB12 Volante: a última palavra em superturismo conversível

 

Header
Website ... Entre em contato ...

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023

Aston Martin DB12 Volante: a última palavra em superturismo conversível

A Aston Martin acaba de apresentar o novo DB12 Volante. Juntando-se ao recentemente lançado DB12 Coupe (o primeiro da próxima geração de carros esportivos da marca), este modelo conversível combina a espetacular performance e dirigilidade de um superturismo com a irresistível emoção de um carro com o teto aberto.

Carro de elegância inigualável e caráter esportivo, o DB12 Volante é a mais recente incorporação à ilustre tradição da Aston Martin em conversíveis de alto desempenho. As permanentes qualidades de estilo e artesanato foram revitalizadas por tecnologias avançadas e engenharia de ponta, enquanto a experiência de dirigir foi aperfeiçoada ao limite.

Chefe-executivo da Aston Martin, Amedeo Felisa disse: “Para muitos de nossos clientes, dirigir com o teto rebaixado é o grande prazer. Os conversíveis da Aston Martin capturam essa emoção e a expressam em um estilo único há mais de seis décadas. Com o novo DB12 Volante, mudamos as regras, criando um carro que intensifica aquelas sensações ao preservar toda a pureza e capacidade esportiva do DB12 Coupe. Um raro e verdadeiro conversível esportivo em todos os aspectos, este é um carro para desafiar ideias preconcebidas e encontrar uma nova geração de clientes”.

Desenvolvido paralelamente ao Coupe, o DB12 Volante apresenta os mesmos design, engenharia e avanços tecnológicos produzidos pela mais recente evolução dos mais distintos símbolos da Aston Martin. Com potência e desempenho líderes da classe e a pura dinâmica de um carro esportivo, é uma evolução transformadora. Aquela que realça a posição do DB12 Volante como um real carro de pilotagem antes e acima de tudo.

A base do foco da performance e dirigibilidade é a excepcionalmente rígida estrutura de liga de alumínio. Não apenas foi projetada para suportar o novo nível de dinâmica do DB12 Coupe, mas também para entregar ao DB12 Volante a mesma experiência de dirigir.

Para corresponder ao nível de capacidade do veículo, o foco recaiu sobre em detalhes de engenharia e especificação de todos os elementos da carroceria do Volante. Elementos estruturais chave, tais como os pontos de fixação superiores da suspensão traseira e as conexões laterais, bem como adições de performance, impulsionaram a rigidez torsional global do DB12 Volante em cerca de 5%. Igualmente importante para a integridade e performance dinâmica do veículo, os pontos de fixação da suspensão foram extensivamente melhorados lateralmente (140% no eixo dianteiro).

A potência do motor V8 biturbo de 4 litros dota o DB12 Volante de um desepenho formidável e um som fabuloso. Ajustado pelos engenheiros da Aston Martin para gerar 680 CV a 6.000 RPM e 800 Nm de torque entre 2.750 e 6.000 rpm, este excepcional motor feito à mão apresenta taxas de compressão otimizadas, turbos maiores e refrigeração ampliada para garantir um aumento de potência de 34% em comparação com o DB11. Acelerando de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e alcançando velocidade máxima de 325 km/h, a performance do DB12 Volante é realmente de tirar o fôlego.

A potência é alimentada pela transmissão automática ZF de oito velocidades. A exemplo do DB12 Coupe, ela oferece uma gama de mudanças complementando cada um dos modos de pilotagem dinâmica. O Volante também usa a mesma relação final reduzida para maximizar as retomadas e o diferencial eletrônico traseiro (E-Diff) para a perfeita combinação de agilidade, quando você quiser, e estabilidade, quando você precisar. Com ESC de quatro estágios e a escolha entre cinco modos dinâmicos pré-definidos, o DB12 Volante permite ao motorista ajustar seu comportamento com precisão.

Outros pontos altos incluem a nova geração de amortecedores inteligentes ajustáveis, os quais têm o aumento de 500% em faixa de distribuição de força comparado ao hardware das gerações anteriores, dando ao DB12 Volante uma variedade de capacidade dinâmica e características muito além dos rivais da classe. De fato, a principal diferença entre o DB12 Coupe e o Volante são as revisões detalhadas na taxa das molas traseiras e o ajuste dos amortecedores.

Felisa afirmou a respeito do DB12 Volante: “Ele possui todas as características de um superturismo introduzidas com tanto êxito pelo DB12 Coupe. Isso que preservamos neste líder de classe em performance e dirigibilidade é o testemunho que sublinha o brilhantismo da plataforma DB12 e o trabalho que fizemos para manter a vantagem do seu soberbo trem de força e chassis numa versão conversível. Não sendo versão mais ‘suave’, o DB12 Volante oferece o estímulo de um verdadeiro carro esportivo com o prazer e sofisticação únicos que só um conversível Aston Martin pode entregar.”

O resultado é um carro conversível com uma extraordinária capacidade de proporcionar emoção. Performance intensa e dirigibilidade precisa para satisfazer  o piloto mais exigente, combinadas com o prazer de dirigir um conversível e apoiados pelas mais recentes tecnologias de conectividade e um espetacular sistema de som. Juntos, fornecem uma real contemporânea experiência de posse. Entregando o melhor de todas as coisas, o DB12 Volante exemplifica uma nova era de ultra-luxo.

Fundamental na experiência do Volante é o teto “K-fold” operado eletricamente. Recebendo esse nome para lembrar os dois estágios do procedimento de acionamento, o design excepcional combina soluções brilhantes de escamoteamento da capota com o máximo de capacidade de bagagem, funcionalidade e esplêndida estética.

Apresentando oito camadas de isolamento, a cobertura do teto é acusticamente produzida para melhorar o conforto no interior da cabine. Quando erguida, a linda linha do teto conserva o imaculado perfil do DB12. Quando baixado, o mecanismo K-fold fica sob a rígida cobertura da capota para criar uma traseira elegante.

A operação do teto leva 14 segundos para abrir e 16 para fechar. Pode ser acionada à velocidade de até 50 km/h e com ventos frontais também de até 50 km/h. O mecanismo do teto também pode ser operado remotamente pela chave, desde que à distância máxima de dois metros do carro.

Quatro cores estão disponíveis para o exterior. Preto é o padrão, com opções de vermelho, azul e preto e prata. Essa paleta oferece ampla variedade para customização e assegura que existe uma tonalidade para complementar uma quase interminável escolha de cores para a carroceria e o interior.

Alta performance e estilo são intrínsecos ao DB12 Volante, bem como o excepcional conforto, qualidade e artesanato. Um detalhe adorável distingue o interior do Volante do Coupe: painéis folheados de madeira ou fibra de carbono no encosto dos bancos combinados ao acabamento da porta para criar uma camada extra de interesse visual e luxo quando o teto está baixado.

Este ambiente ultra-luxuoso fornece uma experiência abrangente para motorista e passageiro. O design limpo, contemporâneo, e os melhores materiais criam uma aparência e sensação exclusivas do Aston Martin, com o info-entretenimento sob encomenda do DB12, o sistema de som hi-fi surround Bowers& Wilkins e os sistemas de imersão HMI colocando os ocupantes dentro de uma completa experiência inovadora.

O DB12 é o primeiro a receber a próxima geração do sistema de info-entretenimento da Aston Martin. Totalmente desenvolvido sob encomenda a partir do zero com as empresas líderes do setor de hardware, UI, UX e sistemas de áudio, é o primeiro sistema da Aston Martin produzido em casa. É também suplementado pelo novo app de conectividade do cliente Aston Martin. Desenvolvido para iOS e Android, permite interação, controle e feedback de e para os clientes DB12 via seus dispositivos pessoais.

O sistema de navegação totalmente novo do DB12 apresenta conectividade online para uma experiência mais inteligente, rápida e informativa. O novo mapeamento em 3D fornece instruções mais intuitivas e claras com orientação de pistas e tráfego em tempo real. Roteamento dinâmico conectado evita atrasos desnecessários. Visão por satélite está disponível àqueles que apreciam os detalhes, baixados dinamicamente para visualizar as áreas próximas enquanto você dirige. Para identificar com precisão qualquer lugar do mundo, o sistema de navegação do DB12 e o novo aplicativo conectado da Aston Martin apresentam a entrada de destino WHAT3WORDS. Com o Wireless Apple Car Play e o Android Auto, os ocupantes também podem acessar as aplicações de seus dispositivos perfeitamente.

O novo DB12 Volante também oferece uma nova experiência no prazer de ouvir graças aos novos parceiros de áudio da Aston Martin – Bowers & Wilkins. O sistema de áudio padrão, equipado com 11 speakers de 390 w, proporciona som surround e emprega o processamento de som QuantumLogic para criar a saída de som e a performance de áudio projetada para combinar com o DB12. Para verdadeiros audiófilos, a Aston Martin desenvolveu um sistema halo opcional usando as tecnologias e inovações encontradas no mundialmente conhecido sistema doméstico hi-fi da Bowers& Wilkins.

Marek Reichman, chefe do escritório de criação da Aston Martin, afirmou: “Criar máquinas conversíveis de performance sempre mereceu um lugar especial em nossos corações na Aston Martin desde 1965, com a introdução de nosso primeiro modelo Volante, o legendário Short Chassis. Tem sido, e sempre será, a nossa bússola de design.”

“O novo DB12 é outro Aston Martin emocional com o desejo de ser dirigido. Esculpimos um gracioso e muscular formato exterior que reflete suas imensas capacidades, com elementos estruturais muito avançados e um interior limpo e contemporâneo. Trabalhado através da performance de design para aqueles que compartilham nossa alegria e felicidade de nos aventurarmos em carros abertos, o novo DB12 Volante é certamente emocionante de experimentar e uma adição à nossa distinta história.”

Q by Aston Martin é o serviço de personalização de alto luxo que permite àqueles que querem deixar sua própria marca no DB12 Volante. Recorrendo às habilidades dos desenhistas e artesãos da Q, os clientes desfrutam de uma jornada pessoal única com especialistas que pode abarcar tudo, desde um pequeno e simples detalhe até à engenharia completa e a produção de componentes inteiramente sob encomenda. Com o Q by Aston Martin à mão para materializar a visão do cliente sobre o DB12 Volante, o céu realmente é o limite.

Sobre a UK Motors

A UK Motors representa as marcas McLaren e Aston Martin no Brasil. Formada pela união dos controladores do Grupo Eurobike (rede de concessionárias de marcas Premium) e da Stuttgart (maior rede de concessionários Porsche do Brasil), a UK Motors responde pelas operações de duas das mais conceituadas fabricantes britânicas de carros esportivos e de luxo do mundo. 

Sobre a Aston Martin Lagonda

A visão da Aston Martin é ser a marca britânica mais desejável e ultraluxuosa do mundo, criando os carros de alto desempenho mais viciantes.

Fundada em 1913 por Lionel Martin e Robert Bamford, a Aston Martin é reconhecida como uma marca global icônica, sinônimo de estilo, luxo, desempenho e excluisividade. O nome da empresa une o da montanha de Aston, em Buckinghamshire, e o sobrenome de um de seus fundadores, Lionel Martin.

A Aston Martin combina a mais recente tecnologia, artesanato consagrado pelo tempo e belo estilo para produzir uma variedade de modelos de luxo aclamados pela crítica, incluindo o Vantage, DB11, DBS, DBX e seu primeiro hipercarro, o Aston Martin Valkyrie.

O primeiro carro de rua da Aston Martin foi o Coal Scuttle, um esportivo de dois lugares. E um dos mais conhecidos é o DB5, fabricado entre 1963 e 1965. Esse modelo ficou famoso por ter sido usado pelo ator Sean Connery no filme "007 Contra Goldfinger", de 1964.

Com sede em Gaydon, Inglaterra, a Aston Martin Lagonda projeta, cria e exporta carros que são vendidos em 56 países ao redor do mundo. Seus carros esportivos são fabricados em Gaydon e sua luxuosa linha de SUVs DBX é orgulhosamente fabricada em St Athan, País de Gales.

A Lagonda foi fundada em 1899 e a Aston Martin em 1913. As duas marcas se juntaram em 1947, quando ambas foram compradas pelo falecido Sir David Brown, e a empresa agora está listada na Bolsa de Valores de Londres como Aston Martin Lagonda Global Holdings plc.

A participação em corridas também ajudou a consolidar o nome da Aston Martin. Ela venceu as 24 Horas de Le Mans em 1959 com o modelo DBR1 e, nas últimas duas décadas, obteve grande sucesso em diversos campeonatos internacionais de Gran Turismo.

Em 2020, Lawrence Stroll se tornou o presidente executivo da empresa. Foram feitos novos e significativos investimentos, um movimento que levou ao retorno da Aston Martin ao auge do automobilismo com a Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team e iniciou uma nova era para a icônica marca britânica.

Fonte:

UK Motors
Assessoria de Imprensa: LetraNova Comunicação
Jornalista responsável: Luiz Alberto Pandini – (11) 99122-6260 - pandini@letranova.com.br

 

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta | Web

Aston Martin DB12 Volante
(Aston Martin Lagonda)

Aston Martin DB12 Volante (Aston Martin Lagonda)

Alta |

Comentários

Postagens mais visitadas